Economia, esporte, cultura, política e sustentabilidade. Dentre todos estes assuntos mencionados, o último é o que menos tem espaço em um conversas informais com os amigos.
Falar de sustentabilidade parece muitas vezes chato e careta. Geralmente, associa-se o tema apenas a questões ambientais, como combate ao desmatamento, preservação dos animais e uso consciente de água e energia.
Mas, ser sustentável significa muito mais do que simplesmente cuidar da natureza, pois há outras vertentes que estão diretamente ligadas ao cotidiano das pessoas. Além do pilar ambiental, a sustentabilidade está ligada aos fatores econômicos e sociais.
Conheça abaixo alguns exemplos e mude sua visão sobre o assunto.
– Seja um empresário sustentável
Pesquise sobre selos e certificações de sustentabilidade. Estas marcas distinguem empresas, produtos e serviços sustentáveis dos que não são. Ser reconhecida como uma empresa que se preocupa com os impactos no meio ambiente pode trazer benefícios econômicos e agregar valores à imagem da instituição.
– Tenha mais qualidade de vida
Sustentabilidade também se relaciona com mobilidade urbana. O tempo que se gasta de casa para o trabalho e vice-versa pode ser reduzido se cada um adotar práticas sustentáveis, como deixar o carro em casa uma vez por semana, andar a pé e utilizar a bicicleta com mais frequência.
– Abra a porta para a sustentabilidade
Instalar sensores de energia, torneiras automáticas e optar por lâmpadas fluorescentes são alguns exemplos de como trazer benefícios para o seu bolso sendo sustentável em casa e no trabalho.
– Seja um voluntário
Procure uma atividade com a qual você se identifique e seja um voluntário. Pode ser ajudando uma ONG, plantando uma horta ou divulgando uma atitude sustentável. Além de fazer bem ao meio ambiente, você se exercita e faz novos amigos.
(Envolverde)