Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Jogo de Educação Ambiental "PARE E PENSE"!

Publicado . em Educação Ambiental
Por Berenice Gehlen Adams
Regras do Jogo "Pare e Pense!"

Objetivo: incentivar a reflexão e a discussão sobre temáticas ambientais de forma lúdica.
Faixa etária: a partir de 10 anos.

Público: diferentes grupos de diferentes contextos. Se forem grupos grandes poderão ser feitos sub-grupos.
Referências:  o jogo: "Pare e Pense!" é uma adaptação do conhecido jogo "STOP", que é jogado com o auxílio de uma grade impressa com várias colunas para cada letra do alfabeto (com exceção das letras K, Y e W por serem pouco utilizadas em palavras da língua portuguesa). As colunas das letras do jogo "STOP" traziam: Nome, Cidade, Estado, Cor, Fruta, etc. Cada coluna do "Pare e Pense!" é relacionada a uma temática ambiental, e as palavras escritas para cada letra, nas colunas, deverão ser do contexto daquela temática para valer pontuação.

Material necessário: Cada jogador precisa de uma tabela e caneta ou lápis.

Desenvolvimento:

- Para iniciar a partida, um dos jogadores - a combinar pelo grupo - diz o "A" oralmente e prossegue recitando o abecedário mentalmente: B, C, D, E, ... e outro jogador - também previamente combinado -, em um determinado momento diz: "Pare e Pense!". A letra em que estava na seqüência mental é dita oralmente, e todos começam a preencher com palavras, as colunas daquela letra, assim que ela é pronunciada.

- O primeiro que concluir todas as colunas - podendo deixar algumas em branco, caso não encontre palavra com aquela letra para associar à temática - diz: "Pare!". Neste momento, todos devem parar de escrever, e um por um começa a dizer suas palavras e justificar por que. O grupo decide se a palavra associada vale pontos ou não, uma vez que ela deve ter relação lógica e fundamentada a temática.

- Cada palavra aceita, vale 10 pontos. Na última coluna vai a soma dos pontos.

- O mesmo procedimento anterior é feito para nova rodada. Caso caia na mesma letra, o jogador deve iniciar o abecedário até que o "PARE" indique nova letra. Como são muitas letras e toma muito tempo preencher todo o quadro, o jogo pode ser interrompido e retomado em outro momento até que se complete a tabela das letras e temáticas.

- Aqueles jogadores que deixaram colunas em branco podem preenchê-las posteriormente com palavras ditas pelos colegas, marcando uma estrelinha para indicar inclusão, após a rodada.

- Ao final, somam-se os pontos totais e tem-se o vencedor. Ter ou não essa pontuação pode ser opção do grupo, pois a idéia é fazer muitas associações e discussões sobre as temáticas abordadas.

- As regras devem ser previamente combinadas, pois a clareza é fundamental. Podem ser utilizados dicionários ou glossários de estudo antes das atividades.

- As temáticas podem ser escolhidas pelo grupo ou pelo/a monitor/a da atividade.


Bom jogo a todos!


Clique aqui para a TABELA do JOGO "PARE E PENSE!" com as temáticas definidas!

Clique aqui para a TABELA do JOGO "PARE E PENSE!" com colunas das temáticas em branco para serem escolhidas pelo grupo ou pelo/a monitor/a da atividade!


Berenice Gehlen Adams
Projeto Apoema - Educação Ambiental
www.apoema.com.br

Fonte: Jornal Meio Ambiente / Apoema.

Nenhum comentário: