Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
HOJE:
Água, Amazônia, Energia, Mineração, Transgênicos, Política Socioambiental
Ano 13
26/02/2014

Direto do ISA

Confira o artigo de Márcio Santilli que analisa e contextualiza a ação dos ruralistas no cenário político nos últimos anos Blog do PPDS/ISA, 25/2.

Amazônia

A cheia histórica que atinge o Rio Madeira, em Rondônia, obrigou a Hidrelétrica Santo Antônio a desligar todas as turbinas em operação. A usina parou de funcionar no início da semana por uma questão de segurança. Na semana passada, 11 das 14 máquinas em operação já haviam sido paralisadas. Mas, como o nível do rio continuou elevado, decidiu-se por paralisar tudo. Jirau, que também fica no Madeira, continua com quatro turbinas em operação. A paralisação da usina também tem o objetivo de evitar que as comunidades ribeirinhas sofram ainda mais com as enchentes. Ambientalistas e o Ministério Público Federa atribuem parte dos estragos à construção das hidrelétricas. Segundo fontes, ao passar pelas turbinas, a água ganha velocidade e provoca grandes ondas Valor Econômico, 26/2, Economia, p.B22.
Na madrugada de sábado, uma represa rompeu por causa das fortes chuvas provocando a interrupção de um trecho da BR-163 entre Lucas do Rio Verde e Sorriso. O prefeito de Sorriso decretou situação de emergência. Na madrugada do domingo, o rio Paraguai inundou casas e desabrigou famílias no município de Barra do Bugres, que também decretou situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, seis prefeituras decretaram estado de emergência, outras cinco estão em processo de homologação e mais 12 em princípio de anormalidade. Os decretos atingem Alto Araguaia, Terra Nova, Pontal do Araguaia, Confresa, Santa Cruz do Xingu e Santa Teresinha. Em alguns municípios as aulas estão suspensas em escolas públicas e rurais -OESP, 26/2, Economia, p.B15.
Almires Godim, líder da comunidade de Bauana, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no rio Juruá, - onde moram mais de duas mil pessoas -, atendida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), tem muito a comemorar. E não está sozinho. Roberto Brito de Mendonça, porta-voz das 25 famílias residentes em Tumbira, Núcleo de Conservação da RDS do Rio Negro, faz coro ao grupo, que deixou para trás uma vida de exploração inadequada dos recursos naturais da Floresta Amazônica para desenvolver atividades que têm causado transformações socioeconômicas, gerado oportunidades e despertado esperança Valor Econômico, 26/2, Especial, p.F4.

Geral

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem que um eventual racionamento de água na capital "é uma decisão técnica que está sendo monitorada dia a dia pela Sabesp". Em outras oportunidades recentes, Alckmin garantia que não se trabalhava com corte de fornecimento. "Nós vamos decidir mais para frente", disse ontem. Ontem, o Cantareira voltou a registrar recorde negativo: 16,9% da capacidade, menor índice desde a inauguração, em 1974 OESP, 26/2, Metrópole, p.A14.
O Brasil, maior produtor mundial de laranja e de suco, avança nas pesquisas para a produção da primeira planta transgênica resistente a pragas. Um grupo de pesquisadores comandados pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) iniciou este ano um teste inédito no Brasil com o cultivo de pomares de laranjeiras geneticamente modificadas. Já foram plantadas 650 mudas transgênicas em uma propriedade rural na cidade de Ibaté (SP). Em dois anos e meio as plantas devem gerar as primeiras laranjas transgênicas produzidas em campo no Brasil OESP, 26/2, Economia, p.B22.
Pressionada por prefeitos de grandes municípios mineradores de Minas Gerais, a bancada mineira na Câmara dos Deputados tenta acelerar a tramitação do novo Código Mineral, mesmo com chances remotas de o projeto de lei ser votado neste ano. Os deputados federais Leonardo Quintão (PMDB-MG) e Gabriel Guimarães (PT-MG) vêm liderando uma estratégia de articulação frequente com ministros e autoridades de governo na missão de obter o apoio do Palácio do Planalto para a votação, que resiste à pressão. A missão conta com o apoio do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que disse ontem que, mesmo com a resistência do governo, ele tentará levar a proposta para votação em plenário no mês de março Valor Econômico, 26/2, Política, p.A10.
"A Itaipu Binacional, com financiamento do BNDES, anunciou que planeja construir uma fábrica de painéis solares que poderia produzir anualmente, a partir de 2017, cerca de 640 MW em painéis solares, o que permitiria, nas palavras de um diretor da empresa, 'gerar uma Itaipu em 20 anos'. Anúncio digno de aplauso. Porém, o nível de ambição em relação à energia solar acabam servindo para sublinhar o descompasso do Brasil em relação à revolução energética em curso no planeta. A energia solar fotovoltaica não é sequer considerada no Plano Decenal de Energia. É um contrassenso para um país que sofre picos de demanda energética justamente por excesso de sol", artigo de Tasso Azevedo O Globo, 26/2, Opinião, p.19.
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: