Powered By Blogger

domingo, 23 de fevereiro de 2014




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Direitos Humanos, Energia, Florestas, Poluição do Ar, Povos Indígenas, Política Socioambiental
Ano 13
21/02/2014

 

Povos Indígenas

 
  "Brasil tem de reconhecer a terra índigena, diz especialista" é o título da entrevista concedida pelo sócio fundador do ISA Márcio Santilli a repórter Daniela Chiaretti sobre o processo de demarcações de Terras Indígenas. O texto foi publicado no jornal Valor Econômico de hoje (21/2/2014) Blog do PPDS/ISA, 21/2.
  
 

Água

 
  O volume de água armazenado nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou mais um recorde negativo ontem e atingiu o índice de 17,9% da capacidade. Segundo a Sabesp, essa é a primeira vez que ele fica abaixo de 18%. E a perspectiva é de que a situação continue crítica nas próximas semanas. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que serão feitos "imediatamente" investimentos para lidar com a questão. As medidas servem para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios, ou seja, as porções de água mais profundas e raramente utilizadas, por causa da dificuldade de sua prospecção OESP, 21/2, Metrópole, p.A16; FSP, 21/2, Cotidiano, p.C3.
  "É difícil até imaginar que quase 40% da água levada a mais de 180 milhões de brasileiros se perde nas redes, antes de chegar a seu destino (o Japão perde menos 5%). E as causas são vazamentos e furos em redes antigas e/ou sem manutenção. Custaria algumas vezes menos reparar essas redes, mas em geral as administrações optam por obras novas (reservatórios, adutoras, estações de tratamento), mais visíveis, mais rentáveis eleitoralmente e preferidas pelas grandes empreiteiras, as maiores financiadoras das campanhas. Há muitos caminhos a serem trilhados, que podem evitar tanto o desabastecimento como o racionamento, sem ter de recorrer necessariamente a obras caríssimas", artigo de Washington Novaes OESP, 21/2, Espaço Aberto, p.A2.
  
 

Energia

 
  As chuvas que ocorreram nos últimos dias não foram suficientes para melhorar o cenário dos reservatórios das hidrelétricas do país. O nível de armazenamento das usinas dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, os principais do país, está em 35,3% e 42,3%, respectivamente, e continua estável. Em fevereiro, porém, o nível acumula queda de 5% e 0,3%, respectivamente, nos dois subsistemas Valor Econômico, 21/2, Brasil, p.A4.
  "Enquanto a geração centralizada de energia é baseada em grandes fontes geradoras (tipicamente usinas hidrelétricas e termelétricas, com transmissão por longas distâncias até o consumidor final), a geração distribuída adota pequenas fontes, sendo que na sua maioria tais fontes estão localizadas no ponto de consumo. Os maiores benefícios da geração distribuída são o incentivo à utilização de energias renováveis em pequena escala, potencial redução de perdas e de investimentos na rede elétrica, e aumento da segurança energética por meio da diversificação de fontes geradoras", artigo de Claudio J. D. Sales Valor Econômico, 21/2, Opinião, p.A10.
  
 

Geral

 
  O World Resources Institute lançou com o Google e 40 instituições internacionais um sistema capaz de monitorar com rapidez o estado das florestas no mundo. A ideia do Global Forest Watch(GFW), como foi batizada a plataforma, é mostrar onde está sendo desmatado, em qual taxa e agilizar a ação dos governos, das empresas e das ONGs. Na base deste esforço está um fato impressionante: o mundo perdeu 230 milhões de hectares de cobertura florestal entre 2000 e 2012, segundo a Universidade de Maryland e o Google. Os países com a mais alta taxa de perda foram a Rússia, o Brasil, o Canadá, os Estados Unidos e a Indonésia Valor Econômico, 32/2, Internacional, p.A8.
  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analisa representação criminal contra os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS), por ter dito que índios, gays e lésbicas são "tudo o que não presta", e Alceu Moreira (PMDB-RS), que classificou de "vigaristas" pessoas que tentam ocupar propriedades, como índios e quilombolas. O pedido foi feito pela câmara do Ministério Público Federal que cuida de indígenas e comunidades tradicionais. Coordenadora do grupo, a procuradora Deborah Duprat recomenda que os deputados sejam denunciados ao Supremo Tribunal Federal por discriminação e incitação a crime FSP, 21/2, Coluna de Mônica Bergamo, p.E2.
  A União Europeia abriu um processo judicial contra o Reino Unido, tendo como causa a não redução da quantidade de poluentes lançados no ar pelo país. O bloco alega que os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2), liberado principalmente por motores a diesel, são excessivamente altos em muitas cidades britânicas. O gás pode levar a graves doenças respiratórias e a mortes prematuras. Em 2008, a Comissão Europeia estabeleceu metas para que o Reino Unido cortasse, nos dois anos seguintes, a liberação "excessiva" de poluentes. Como o governo britânico não conseguiu cumprir a exigência, o bloco europeu anunciou a ação judicial O Globo, 21/2, Ciência, p.33.
  "Já passa da hora de acordar. A crise não está batendo à porta, já entrou em casa. A evidência da crise ambiental conseguirá mudar a avidez pelo lucro imediato ou pela popularidade fácil das obras apressadas? Veremos que a crise de valores, base da desconexão com a natureza, é a mesma que nos empurra para o abismo da corrupção? Resta a esperança de que a indignação de amplas parcelas do povo seja a energia necessária para mudar o rumo dos acontecimentos. Em toda parte, há projetos e debates sobre energia, água, transporte, segurança e outros temas estratégicos. Só falta juntar as duas pontas: a ação das pessoas e a prospecção de novos rumos. Para o bem de todos, espero que esse encontro aconteça logo", artigo de Marina Silva -FSP, 21/2, Opinião, p.A2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: