DialogosResiduos 300x182 Resíduos sólidos   embalagens pós consumo
Para discutir o cenário atual da Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como os avanços da lei e o que ainda precisa ser feito para garantir a destinação correta dos resíduos pós-consumo, com foco nas embalagens, o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), a revista CartaCapital e o Instituto Envolverde promoverão no dia 07 de maio o seminário Diálogos Capitais: Resíduos Sólidos – Embalagens pós-consumo” no Auditório do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo.
Em 2014, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completa 4 anos. De lá para cá, o Brasil avançou em diversos aspectos no que diz respeito ao gerenciamento integrado dos resíduos urbanos, mas ainda há muitas coisas por fazer. Para isso acontecer, é preciso que todos os elos da cadeia – sociedade, empresas e poder público – exerçam a responsabilidade compartilhada dos resíduos pós-consumo no Brasil.
O evento contará com a participação da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que analisará os esforços do setor público e privado na implantação da PNRS. Na sequência, os consultores técnicos Nicia Mafra e Filipe Brumatti de Souza apresentarão resultados preliminares do relatório “Investimentos do setor empresarial para o incremento da reciclagem de embalagens pós-consumo (fração seca do lixo urbano)”, realizado pela Coalizão Embalagens liderada pelo CEMPRE. Para debater o cenário atual das embalagens pós-consumo no Brasil, o seminário contará com os painéis: Avaliação de resultados e próximos passos e Responsabilidade Compartilhada, o setor privado.
Para compor as mesas de discussão estão confirmados: Victor Bicca, presidente do CEMPRE e diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa da Fifa; André Vilhena, diretor executivo do CEMPRE; Roberto Laureano, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; Simão Pedro Chiovetti, secretário municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo; Paulo Pompilio, diretor do Grupo Pão de Açúcar; Fernando Von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, entre outros. 
Serviço:
Seminário “Resíduos Sólidos – Embalagens pós-consumo”
Dia: 7 de maio
Horário: das 8h00 às 17h30
Local: Auditório do Grupo Pão de Açúcar (Rua Capitão Pinto Ferreira, 225 – Jardim Paulista – São Paulo)
Informações e inscrições: www.dialogoscapitais.com.br
RSVP: (11) 2065-6577 ou rsvpcartaresiduos@eventosmg.com.br

Programação:
8h00 – Credenciamento e Welcome Coffee
9h00 – Boas vindas – Victor Bicca, presidente do CEMPRE e diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa da Fifa
9h10 – Palestra de abertura – Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente
9h30 – Palestra técnica e resultados preliminares da Pesquisa Investimentos do setor empresarial para o incremento da reciclagem de embalagens pós-consumo (fração seca do lixo urbano) Nicia Mafra e Filipe Brumatti de Souza, consultores técnicos da Coalizão Embalagens
10h10 – Diálogos – Avaliação de resultados e próximos passos
Roberto Laureano – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Simão Pedro Chiovetti – Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo
Paulo Pompilio – Diretor do Grupo Pão de Açúcar
Fernando von Zuben – Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak
Victor Bicca – Diretor da Coca-Cola e presidente do Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem
Mediação: Dal Marcondes – Presidente do Instituto Envolverde
12h40 – Intervalo para almoço
14h00 – Diálogos – Responsabilidade Compartilhada, o setor privado.
Auri Marçon – Presidente da ABIPET
Renault Castro – Diretor da ABRALATAS
Pedro Vilas Boas – Diretor da Área de Produtos e Reciclagem da BRACELPA
Representante da Abiplast
Mediação: André Vilhena – Diretor do CEMPRE
17h15 – Encerramento
 
Sobre o CEMPRE
O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas, seminários e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto, em sede na capital paulista. Fundado em 1992, o CEMPRE vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão: Ajinomoto, AmBev, ADM, Arcor, Batavo, Bauducco,  Beiersdorf/Nivea, Brasil Kirin, Braskem, Bunge, Cargill, Carrefour, Casas Bahia, Coca-Cola, Danone, Dell, Diageo, Femsa, Gerdau, Heineken Brasil, Hersheys, HP, Johnson & Johnson, Klabin, Mondelez, McDonalds, Nestlé Waters, Nestlé, Owens Illinois, Grupo Pão de Açucar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, Philips, SC Johnson, SIG Combibloc, Suzano, Tetra Pak, Unilever Brasil, Vigor e Walmart Brasil.
(Diálogos Capitais)