Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de abril de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Código Florestal, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, UCs, Política Socioambiental
Ano 14
25/04/2014

 

Direto do ISA

 
  Babau Tupinambá alega que mandado de prisão veio a público, dois meses depois de expedido, para impedi-lo de denunciar situação de povos indígenas no Vaticano - Direto do ISA, 24/4.
  A propósito das comemorações dos seus vinte anos esta semana, o ISA relança o mote Amansa Brasil com o qual marcou seus dez anos de existência, em 2004, e que continua bastante atual. Em editorial reproduzido abaixo, o ISA convoca a sociedade brasileira a repensar e refletir sobre os rumos do crescimento econômico e a qualquer custo, que continua a guiar os planos econômicos e os sonhos de grandeza nacional. Propõe ainda uma reflexão sobre padrões insustentáveis de produção, consumo e distribuição de energia entre outros itens e recoloca em cena o desafio de se promover uma nova síntese: a sustentabilidade socioambiental - Blog do ISA, 24/4.
   
 

Código Florestal

 
  O novo Código Florestal, aprovado em 2012, reduz em 58% a área desmatada no país que deveria ser restaurada, afirma análise de um grupo de pesquisadores brasileiros publicada na edição de hoje da revista Science. A lei, ainda em fase de regulamentação, anistia no total 29 milhões de hectares de florestas destruídas ilegalmente antes de 2008. Além disso, mantém a possibilidade de desmate legalizado para outros 88 milhões de hectares, diz o artigo dos cientistas, liderados por Britaldo Soares-Filho, da UFMG. Essa anistia, criticam, diminui a área a ser reflorestada de 50 milhões de hectares para 21 milhões de hectares - FSP, 25/4, Ciência, p.C8; OESP, 25/4, Metrópole, p.A24.
   
 

Amazônia

 
  A soja ganha hoje um novo caminho para a exportação, pelo Norte. O sistema, que combina as modalidades rodoviária, hidroviária e marítima, deve reduzir o tempo do transporte dos grãos e o custo do frete. O primeiro terminal de exportação será inaugurado hoje pela Bunge em Barcarena (PA), de onde a soja seguirá em navios para a Europa e para a Ásia. A maior parte da soja exportada sairá do norte de Mato Grosso. A carga seguirá pela BR-163 até uma estação de transbordo em Miritituba, no oeste do Pará, onde será colocada em barcaças que irão navegar pelo rio Tapajós, até o terminal de Barcarena. Outros sete sistemas logísticos, com recebimento da soja em Miritituba e embarque em Barcarena, devem ser construídos - FSP, 25/4, Mercado, p.B8; OESP, 25/4, Economia, p.B14.
   
 

Mudanças Climáticas

 
  A partir de maio, o Brasil começará a disseminar cenários de mudanças climáticas que serão produzidos a partir de seu próprio modelo de sistema climático. O sistema vai apresentar informações relevantes e mais precisas sobre as condições climáticas da América do Sul, hoje ausentes dos modelos globais gerados por centros de pesquisa estrangeiros. O desenvolvimento do modelo foi coordenado pelo Inpe, em parceria com 17 instituições, mobilizadas pela Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). "Por ser desenvolvido no Brasil, teremos mais agilidade para ajustar esse modelo para as questões climáticas da América do Sul, do Atlântico e do Pacífico", diz Carlos Nobre - Valor Econômico, 25/4, Especial, p.A14.
   
 

Povos Indígenas

 
  O cacique tupinambá Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Babau, foi preso ontem após se entregar à PF em Brasília. Babau é acusado pela Justiça da Bahia de envolvimento no homicídio de um agricultor, ocorrido em 11 de fevereiro. A convite da CNBB, o cacique visitaria ontem o papa Francisco no Vaticano. Líder da comunidade tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, o cacique entregaria ao papa documentos sobre violação de direitos indígenas no Brasil. Para José Carvalho, coordenador do Programa de Defensores de Direitos Humanos na Bahia, a prisão tem motivação política e visa atender a interesses econômicos da região. "Esse mandado não se justifica, é incabível e arbitrário", afirmou - FSP, 25/4, Poder, p.A13; Valor Econômico, 25/4, Política, p.A9.
   
 

Unidades de Conservação

 
  O prefeito Eduardo Paes prometeu concluir a transformação da reserva de Marapendi, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, num Parque Ambiental até 2016. Segundo ele, este será um dos marcos da realização dos Jogos Olímpicos no Rio. O prazo para finalizar a criação do parque foi anunciado quando Paes voltou a defender mudanças nas regras de construção feitas na APA de Marapendi, em 2012, que estão viabilizando a implantação do campo de golfe olímpico público - O Globo, 25/4, Rio, p.17.
   
 

Política Socioambiental

 
  "Reler textos antigos, escritos há um quarto de século, pode ser melancólico, dar a sensação de que essencialmente nada mudou. Um texto de 1989 terminava citando exposição do professor Eduardo Viola, que alinhara os pontos que considerava básicos: '1) A fome crônica de um terço da humanidade e a superpopulação; 2) o armamentismo e a capacidade de overkill das grandes potências; 3) o processo generalizado de envenenamento do ar, da água e das cadeias alimentares; 4) o efeito estufa e o aumento da temperatura no planeta; e 5) a extinção da biodiversidade no Terceiro Mundo'. Ou seja, um quarto de século depois, está na hora de colocar tudo em cima da mesa. E chegar a novas propostas de mudanças", artigo de Washington Novaes - OESP, 25/4, Espaço Aberto, p.A2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: