Artico Mobilizar pela defesa do Ártico
Arctic Sunrise em expedição pelo Ártico. Foto: ©Daniel Beltrá / Greenpeace

Greenpeace lança nova plataforma digital que oferece ferramentas para mobilização em defesa do Ártico; região se encontra em situação delicada em meio à tensão internacional
Frente a inúmeras ameaças, o Ártico tem se tornado pauta nas comunidades científicas de todo o mundo por ser um dos protagonistas para o equilíbrio climático do planeta. Preservá-lo, portanto, é preservar a nós mesmo. Com esse intuito, o Greenpeace lança hoje a “Declaração Internacional do Futuro do Ártico” no site mobilizepeloartico.org.br.
Em dezembro de 2013, a gigante russa Gazprom começou a extrair petróleo no Mar de Pechora, no norte da Rússia, tornando-se a primeira empresa da história a estabelecer operação comercial permanente no Ártico – desde 2005 tem-se postergado a exploração na região por atrasos na entrega da plataforma e problemas técnicos.
Isso é apenas uma parte do que compõe o cenário geral do Ártico: populações nativas têm suas terras ambientalmente condenadas por má conduta de empresas petrolíferas que atuam na área, como Statoil, Rosneft, Shell, entre outras; a cada verão que passa mede-se um novo recorde de nível mínimo de gelo; as empresas se aproveitam do degelo para penetrar em áreas virgens; um dos mais ricos biomas do planeta está ameaçado por vazamentos de petróleo e por aí vai… Mas vai para pior.
A existência de mudanças climáticas já foi reconhecida pela ONU no último ano,ratificada por estudos do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que deram parecer de que há 95% de chance de ser o humano o verdadeiro responsável pelo desequilíbrio climático que vivemos. E o Ártico, por sua vez, exerce um papel essencial para a harmonia do ecossistema: suas camadas de gelo armazenam um gigante depósito de metano, que se liberado, agravaria o quadro geral da crise climática.
É em cima disso que criamos a Declaração Internacional do Futuro do Ártico. “O documento alerta a comunidade internacional não apenas para redobrar os esforços pela mitigação das mudanças climáticas, mas também para trabalhar com os países que compõem o Ártico visando a preservação do ambiente polar”, escreve Yeb Saño, representante das Filipinas na ONU e signatário da declaração.
Entre em mobilizepeloartico.org.br e aprenda como ajudar na preservação do Ártico. É simples, são apenas três passos para se tornar agente de uma grande mudança. Mobilize seus amigos e espalhe essa mensagem, juntos sempre vamos mais longe.
* Publicado originalmente nos site Greenpeace.
(Greenpeace)