Powered By Blogger

terça-feira, 27 de maio de 2014

Onde estão as baleias e os golfinhos ?

0203
À esq.: Baleia-de-bryde (Balenoptera edeni) ocorre ao longo do ano em áreas costeiras do rio, em especial na primavera, verão e outono;golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis) ocorre em regiões tropicais, subtropicais e temperadas quentes dos oceanos. acima:golfinho-flíper (Tursiops truncatus) apresenta ampla distribuição geográfica em águas tropicais, subtropicais e temperadas.
Texto e fotos Liliane Lodi, do Projeto Ilhas do Rio*
A ciência cidadã, um tipo de ciência que envolve a participação do público em geral, está se tornando em todo o mundo uma importante ferramenta para o monitoramento e avaliação dos ecossistemas
A distribuição global da diversidadee riqueza de espécies tem sido de interesse
para os naturalistas Há séculose continua a ser um importante temaatual de pesquisa em ecologia. Mais recentemente, essa busca tem sido ainda mais motivada por esforços sistemáticos de planejamento de conservação, que requerem dados detalhados sobre a distribuição da biodiversidade no espaço e no tempo.
O termo ciência cidadã refere-se a voluntários que participam como assistentes de campo em estudos científicos. Colaborações entre pesquisadores e voluntários têm o potencial de ampliar
o âmbito da investigação e aumentar a capacidade de recolher dados. Membros do público interessados podem contribuir com informações relevantes. Tipicamente, voluntários não analisam os dados ou escrevem artigos científicos,mas são essenciais para reunir as informações sobre os temas os quais os estudos são baseados.as baleias, botos e golfinhos são animais com alta mobilidade. Tipicamente se deslocam por extensas áreas e o seu ciclo vital ocorre inteiramente no mar, especialmente abaixo da superfície da água. Esses fatores somados as limitações financeiras para as pesquisas e as dificuldades inerentes para a coleta de dados em campo explicam porque a distribuição geográfica desses animais ainda é pouco conhecida, quando comparada, por exemplo, com os mamíferos terrestres.
O grupo da rede social Facebook “Onde estão as Baleias e os Golfinhos?”, (www.facebook.com/groups/baleiasgolfinhos.rj) criado em outubro de 2013 e atualmente com mais de 1.200 membros, é um convite para a sociedade se engajar nas questões ambientais e conservacionistas colaborando com a pesquisa e manutenção dos cetáceos e seus respectivos habitats.
Dados sobre a ocorrência dos cetáceos ao longo das águas costeiras da cidade do Rio de Janeiro permanecem pouco conhecidos e uma melhor compreensão sobre a diversidade, distribuição e movimentos das espécies poderá ser alcançada com a sua participação no grupo, contribuindo dessa forma para a efetividade da implementação de medidas de conservação.
Os objetivos do grupo incluem: 1) Mobilizar e envolver a sociedade na pesquisa científica participativa, 2) Recrutar voluntários para comunicarem os registros de avistagens de baleias e golfinhos em águas costeiras da cidade do Rio de Janeiro, 3) Formar um banco de dados com os registros de avistagens obtidos através do grupo e, 4) Elaborar o mapeamento da diversidade e distribuição de cetáceos na cidade do Rio de Janeiro.
Se você tem fotos e/ou vídeos de cetáceos poste no grupo informando a data,local, hora e número de animais avistados. as imagens são importantes para a positiva identificação das espécies e podem fornecer dados científicos valiosos.O potencial para a ciência cidadã está apenas começando a ser entendido no Brasil. Em todo o mundo contribuições de cientistas cidadãos tem fornecido uma ampla quantidade de dados sobre a ocorrência de espécies e distribuição.
Fica o convite para acompanharem e participarem do grupo do Onde estão as Baleias e os Golfinhos? o qual informações sobre os cetáceos estão disponíveis de modo claro e fácil para ajudar aos participantes a aprenderem sobre a biologia, ecologia, ameaças e conservação desses animais.
*realizado pelo instituto Mar adentro e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras ambiental

Nenhum comentário: