Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Faltou água? Este site colaborativo pode ajudar a denunciar

PUBLICADO . EM SERVIÇOS
Site Faltou Água reúne denúncias de falha no abastecimento de água fornecidas por moradores da Grande São Paulo por meio da internet
Por Saulo Pereira Guimarães da Exame Online
São Paulo - A possibilidade de um racionamento de água é hoje uma ameaça real em São Paulo. E, para muitos, ele até já começou. Na internet, um novo site colaborativo reúne denúncias de possíveis falhas no fornecimento de água.
Faltou Água funciona assim: o internauta que acessa a página vê logo de cara um mapa da região metropolitana de São Paulo e uma barra com a seguinte pergunta "Qual é o seu endereço?".
Ali, ele pode informar onde mora e a frequência com que tem havido falta d'água em sua residência: todo dia nos últimos meses, muitas vezes nos últimos meses ou só de vez em quando no último ano.
Uma vez preenchida a opção, a informação vira mais um ponto no mapa disponível no site. De acordo com ele, as áreas com mais falhas no abastecimento têm sido as zonas norte e oeste de São Paulo - que são abastecidas pelo sistema Cantareira.
"O Governo do Estado nega o racionamento, mas é inegável a crise de abastecimento", afirma texto publicado na página.
Mistério
Além das partes já citadas, o site conta apenas com um espaço para que usuários do Facebook comentem a situação - mas não oferece muitos dados sobre quem está por trás da iniciativa colaborativa.
De acordo com o portal de notícias Rede Brasil Atual, o criador do site seria Diego Quinteiro, um engenheiro de computação.
A página (que teria sido criada há quatro dias) já contaria ontem com mais de 3,5 mil denúncias de falhas no fornecimento de água registradas.
Desde a última quinta, dia 15, bombas têm captado água das reservas do chamado volume morto para abastecer São Paulo. Com a medida, o abastecimento da cidade fica garantido até outubro - quando começam as chuvas.
EXAME.com tentou entrar em contato com o suposto criador da página, mas não ainda obteve resposta. Em caso de retorno, este texto pode ser atualizado com novas informações.

Fonte: Exame Online.

Nenhum comentário: