Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de junho de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Bem-Estar, Biodiversidade, Estradas, Ferrovias, Hidrelétricas
Ano 14
11/06/2014

 

Biodiversidade

 
  Confira o artigo de Juliana Santilli que critica anteprojeto de lei elaborado pelo Ministério da Agricultura sem nenhuma consulta a organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Acesse com exclusividade no site do ISA proposta que ainda não tinha vindo a público. Juliana Santilli é promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, sócia fundadora do ISA e autora do livro “Agrobiodiversidade e Direitos dos Agricultores” (Ed. Peirópolis, 2009) - Blog do PPDS/ISA, 10/6.
  O número de tartarugas nascidas no projeto Tamar alcançou um recorde neste ano. Na temporada que começou em setembro passado e terminou em maio deste ano, nasceram mais de 2 milhões de filhotes nas praias brasileiras. É a maior quantidade alcançada na história do projeto, que teve início em 1980 com o objetivo de proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas que vivem no País. Depois de um período de 20 anos de esforços para melhoramento das técnicas e ampliação da área de atuação, o processo de reprodução deslanchou e, nos últimos anos, teve um crescimento exponencial. Neste ano, nasceram 250 mil filhotes a mais do que na temporada anterior e 800 mil a mais do que na retrasada. Um em cada mil consegue vingar - OESP, 11/6, Metrópole, p.A21.
   
 

Infraestrutura

 
  O governo chileno decidiu engavetar o maior projeto de geração de energia elétrica do país, que precisa duplicar a capacidade de geração na próxima década para sustentar seu crescimento econômico e atender à demanda dos novos projetos de sua da indústria mineira. Ontem, o Comitê de Ministros, que reúne os titulares das pastas de Meio Ambiente, Energia, Agricultura, Mineração, Economia e Saúde, cassou as licenças ambientais do projeto de Hidroaysen, que previa a construção de quatro centrais hidrelétricas na Patagônia. O projeto havia recebido as licenças ambientais na gestão de Sebastián Piñera, em 2011, mas foi alvo de uma série de protestos das comunidades que seriam afetadas pelas barragens - Valor Econômico, 11/6, Internacional, p.A13.
  Depois que surgiram dúvidas quanto à disposição dos bancos em financiar os concessionários em rodovias, o governo divulgou ontem uma carta assinada pelas três maiores instituições oficiais de crédito - BNDES, Banco do Brasil e Caixa - manifestando apoio aos negócios. Os bancos se comprometeram a financiar até 70% dos empreendimentos. A carta se aplica à segunda leva de concessões rodoviárias, que atualmente se encontra em fase de estudos. Os trechos são: BR-364/060/MT/GO, BR-163/230/MT/PA, BR-364/GO/MG e BR-476/153/282/480 - OESP, 11/6, Economia, p.B1; O Globo, 11/6, Economia, p.29.
 
O governo autorizou ontem a elaboração de estudos para a construção de seis novas ferrovias, que somarão 4.676 km. A expectativa é que empresas interessadas se candidatem a elaborar as análises sobre a viabilidade das linhas e apresentem suas propostas, que passarão por uma seleção no Ministério dos Transportes. Depois, esses estudos serão detalhados em projetos. Dois dos trechos a serem analisados coincidem totalmente com uma proposta apresentada ao governo em março por um grupo formado por quatro gigantes do agronegócio, Bunge, Cargill, Dreyfus, Maggi: a Ferrogrão (Sinop-MT/Mirituba-PA) e uma ferrovia entre Sapezal (MT) e Porto Velho (RO) - OESP, 11/6, Economia, p.B1.
   
 

Bem-Estar

 
  "O resultado do trabalho conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, está disponível a plataforma em português do Better Life Index (Índice para uma Vida Melhor), da OCDE (www.OCDEIndiceVidaMelhor.org). Trata-se de um instrumento online, que permite aos cidadãos criar seu índice de bem-estar e de qualidade de vida de acordo com o que é importante para cada um. Pesos são atribuídos a 11 temas que contribuem para o bem-estar. Há temas que incluem aspectos materiais – renda, emprego e habitação – e outros relacionados à qualidade de vida – educação, meio ambiente, saúde, segurança, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e, por último, mas não menos importante, satisfação com a vida ou sensação de felicidade", artigo de Anthony Gooch - OESP, 11/6, Espaço Abertto, p.A2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: