Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de junho de 2014

THE TONIGHT SHOW

Animais selvagens são explorados em programa de entrevistas americano

30 de junho de 2014 

(da Redação da ANDA)
Foto: PETA
Foto: PETA
O programa de entrevistas “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”, que vai ao ar na rede americana NBC, continua a exibir quadros utilizando animais selvagens, apesar do conhecimento da crueldade inerente a esta prática. A ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) está realizando uma campanha para que Jimmy Fallon deixe de explorar animais selvagens no programa. As informações são da PETA.
Recentemente, Fallon apresentou inúmeros animais em seu talk show, incluindo Roxy, que foi sequestrada na natureza quando era recém-nascida e sofreu nas mãos de diversos exploradores consecutivos, como o Circo Tarzan Zerbini, que tem uma longa história de violações de direitos animais como problemas por não ter fornecido cuidado veterinário para Roxy quando esta teve a pata inchada e por mantê-la acorrentada em um celeiro. No momento, ela tem sido alugada e levada de cidade em cidade para eventos de entretenimento humano. Elefantes como Roxy e outros animais selvagens ficam estressados e ansiosos quando transportados dessa forma, e multidões ruidosas podem ser muito traumáticas.
O contato com animais selvagens também pode representar um risco aos humanos. Roxy já ficou em quarentena por tuberculose, e posteriormente esteve exposta de novo à doença. Seu explorador foi acusado de realizar exibições públicas com um elefante que apresentou teste positivo para tuberculose e por não ter completado o seu tratamento. Os elefantes carregam a amostra humana da doença, que é altamente transmissível para as pessoas mesmo sem contato direto.
O apresentador Jimmy Fallon (Foto: Wikipedia)
O apresentador Jimmy Fallon (Foto: Wikipedia)
Em outro incidente, Roxy teria ferido gravemente uma mulher ao pisar nela, causando a fratura de sua pélvis. No mês de maio, o explorador de Roxy foi multado quando um elefante sob sua tutela agarrou o braço de uma mulher com sua tromba e puxou-a contra as barras de metal de sua jaula, causando-lhe um colapso nos pulmões, fígado e rins, danos no baço e fraturas de ossos.
Esse mesmo episódio de The Tonight Show mostrou um macaco chamado Marcel e um filhote de tigre chamado Himesh, “fornecidos” pela conhecida organização  Zoological Wildlife Foundation (ZWF). A ZWF reproduz, compra e vende animais exóticos, e explora-os em exibições em troca de dinheiro onde quer que seja chamada. A empresa é operada por Mario Tabraue, que tem uma extensa ficha criminal como um ex-chefe de narcotráfico, cujas acusações inclui ter desmembrado e queimado o corpo de um ex-informante federal.
Segundo a reportagem, o seu negócio no ramo de exploração de animais exóticos serviria como uma fachada para o seu empreendimento de contrabando de drogas. A ZWF tem violado repetidamente a Lei de Bem Estar Animal, com contravenções que incluem a manutenção de animais em enclausuramento sem segurança e a falha em não fornecer sequer água limpa para saciar a sede dos mesmos.
Todos os animais explorados no programa foram manipulados por Jeff Musial, um convidado frequente do The Tonight Show, que também tem sido constantemente citado por violações de bem-estar animal, dentre elas a negação de espaço adequado aos animais e a manutenção de primatas em confinamento solitário e jaulas sujas.
A PETA pede o apoio do público e recomenda o envio de mensagens a Fallon, apelando para que ele proíba as exibições com animais em seu programa. Para enviar uma mensagem, clique aqui.

Nenhum comentário: