Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de outubro de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Clima, Povos Indígenas, Política Socioambiental
Ano 14
24/10/2014

 

Povos Indígenas

 
  Ambos os candidatos já se comprometeram com propostas ruralistas que pretendem dificultar novas demarcações de Terras Indígenas Direto do ISA, 23/10.
  Entre os dias 14 e 17 de outubro, 47 mulheres yanomami se reuniram na comunidade Waroma, situada na região do Catrimani, na Terra Indígena Yanomami (RR), para discutir problemas comuns e compartilhar suas experiências. O primeiro encontro aconteceu em 2002, organizado pela Equipe Missionária da Missão Catrimani e mulheres da região Blog do Rio Negro/ISA, 24/10.
  Preservados desde o século 19 no Museu Nacional, no Rio, dois crânios de índios botocudos, encontrados em Minas Gerais, se tornaram um mistério para a ciência. A partir de uma análise genômica completa, um grupo internacional liderado por cientistas dinamarqueses e brasileiros descobriu que os dois botocudos tinham genoma inteiramente polinésio, sem qualquer traço de povos nativos das Américas. O estudo foi publicado na revista Current Biology. O estudo revelou ainda que os dois índios viveram antes do início do século 19. Os autores, no entanto, não sabem explicar como os polinésios chegaram ao Sudeste brasileiro OESP, 24/10, Metrópole, p.A22.
  
 

Clima

 
  Líderes da União Europeia reunidos em Bruxelas anunciaram um acordo para cortar a emissão de gases causadores do efeito-estufa para níveis 40% abaixo dos medidos em 1990. A meta é atingir a redução até 2030 nas 28 nações que compõem o bloco. O acordo inclui também que ao menos 27% das necessidades energéticas do bloco sejam supridas por fontes renováveis e que a eficiência energética aumente em no mínimo 27% nos próximos 16 anos. Um compromisso já existente, de corte de 20% nas emissões em relação ao ano-referência de 1990, já foi quase cumprido FSP, 24/10, Ciência, p.C10.
  Outubro deve terminar com menos da metade das chuvas previstas para a região do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e enfrenta a maior crise de sua história. Segundo dados da Sabesp, a média histórica de chuvas para o mês nas represas do sistema é de 130,8 mm. Até ontem, o reservatório havia recebido apenas 25 mm, ou 19% do esperado. A previsão de chuvas para a região até o final do mês é de cerca de 35 mm. Caso se concretize, outubro totalizaria 60 mm, menos da metade (46%) da média para o mês. Seria o pior índice de chuvas durante um mês de outubro desde 2003, último dado disponibilizado pela Sabesp FSP, 24/10, Cotidiano, p.C1.
  
 

Água

 
  A redução da pressão da água na rede e a diminuição do volume vendido no atacado para cidades com empresas próprias de saneamento garantiram economia 72% maior do que o programa de bônus aos consumidores. Balanço da Sabesp, divulgado em setembro, mostra que as medidas de restrição de distribuição resultaram em economia de 6.355 litros por segundo na Grande São Paulo. A quantidade poupada pela população foi de 3.683 l/s OESP, 24/10, Metrópole, p.A18.
  A Defesa Civil do Estado de São Paulo vai contratar de forma emergencial 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de 154 mil habitantes de Itu. O serviço terá duração de 30 dias e, segundo o governo, poderá ser prorrogado, se houver necessidade. A cidade vive há oito meses sob racionamento, que tem causado uma onda de protesto. De acordo com a prefeitura, os caminhões da Defesa Civil, que prestarão serviços na próxima semana, vão se juntar a outros 40 caminhões já contratados pela Águas de Itu OESP, 24/10, Metrópole, p.A18; FSP, 24/10, Cotidiano, p.C4.
 
André Luis de Carvalho, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) que pediu uma auditoria em órgãos federais por conta da falta d'água em São Paulo, Rio e Minas Gerais, disse que a crise de abastecimento se deve ao uso prioritário da água para geração de energia elétrica em vez do consumo humano. "A ANA e a Aneel deveriam ter priorizado o consumo humano de água, gerando energia por outras fontes, como termelétricas. A opção errada resultou na crise de abastecimento", disse. As declarações de Carvalho foram contestadas pela ANA e pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, numa nota conjunta com 13 pontos O Globo, 24/10, País, p.12.
  
 

Política Socioambiental

 
  O Estado do Rio é conhecido por sua paisagem natural, onde moradores se apropriam como poucos do que parques têm a oferecer. Mas onde também vivem às voltas com catástrofes provocadas por enchentes e deslizamentos de terra, com mazelas da poluição e, agora, com a estiagem que provoca incêndios florestais. Apesar disso, a questão ambiental passou, até agora, ao largo do debate eleitoral dos candidatos ao Palácio Guanabara, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB). É certo que discussões como saneamento básico e falta d'água vieram à tona. No entanto, foram quase sempre levantadas sob a ótica da infraestrutura urbana, pouco sob a perspectiva do meio ambiente O Globo, 24/10, País, p.14.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: