Powered By Blogger

terça-feira, 25 de novembro de 2014

EXPLORADAS NO NATAL : Roteiro de renas é ocultado para evitar intervenções ativistas

25 de novembro de 2014 

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Tutores britânicos estão tentando manter em segredo os locais onde renas desfilarão no Natal. O sigilo é  para evitar a intervenção de ativistas dos direitos animais. A iniciativa surgiu depois que o grupo PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em português) condenou o desfile dos cervídeos.
Os animais dos desfiles são de um dos maiores centros de criação de renas, o Cairngorm Reindeer Herd, de Aviemore, na Inglaterra. O centro de criação de renas que participa de desfiles festivos do país há décadas foi um dos que mudaram a estratégia. A PETA enviou centenas de cartas para autoridades locais pedindo a proibição do uso dos animais nos eventos.
Numa tentativa de evitar qualquer surpresa ou ruptura da tradição, a grupo fornecedor do serviço pediu aos fãs em sua página do Facebook para não se referir aos locais de trabalho na rede social:
“Podemos pedir a todos vocês para não mencionarem quaisquer locais dos nossos desfiles de Natal aqui no Facebook, já que não queremos que nenhum de seus organizadores seja alvo de organizações de direitos animas. Sabemos que nossas renas são muito felizes e bem tratadas em seu trabalho — caso contrário, não iríamos levá-las para os desfiles — porque somos nós aqueles que trabalham com eles dia sim, dia não, e as conhecemos extremamente bem”.
Um dos sócios do grupo também comentou o assunto:
“Acreditamos que os manifestantes estão com o objetivo de fazer ações nos locais para nos impedir de fazer os eventos. É possível também que eles contatem os organizadores dos concursos e coloquem pressão para que eles parem de contratar os animais. A rena leva alegria, mas agora não conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel para passar por isso”.
O comunicado foi compartilhado no dia 1º de novembro, e não está mais na página. Em novembro, a PETA publicou uma carta condenando o uso das renas em eventos natalinos e planejam fiscalizar os cativeiros de renas na Inglaterra e na Escandinávia. Um porta-voz da PETA, Kirsty Henderson, expôs o motivo pelo qual a organização lutar contra o uso dos animais:
“Um centro comercial cheio de compradores barulhentos, luzes brilhantes e crianças superanimadas é um ambiente totalmente inadequado para renas ou quaisquer outros animais. Eles pertencem às regiões árticas e subárticas do mundo”.

Nenhum comentário: