Powered By Blogger

domingo, 30 de novembro de 2014

JECEABA (MG) : Polícia ambiental apura mortandade de peixes no Rio Paraopeba

30 de novembro de 2014 

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
A Polícia Ambiental de Conselheiro Lafaiete ainda aguarda o resultado da análise das águas do Rio Paraopeba para determinar a causa da mortandade de peixes, registrada no dia 27 de outubro, na cidade de Jeceaba. A previsão é que as observações estejam completas no prazo de 20 dias.
De acordo com o sargento Carlos Eduardo, logo que os militares compareceram nas localidades denominadas Bananal e Cachoeira do Salto, a fim de verificar o caso, hou­ve uma fiscalização. Foi observado que a água encontrava-se turva, com grande quantidade de garrafas plásticas. Ele acrescentou que a morte de peixes ocorreu apenas no Rio Paraopeba e em nenhum dos afluentes houve o mesmo fenômeno.
O sargento explicou que ocorreu uma vistoria pelo Núcleo de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). “Foi observado excesso de plantas aquáticas ao longo do Rio Paraopeba e ocorrência de chu­vas anterior ao evento. Os fatos podem ter influenciado as alterações repentinas na qualidade das águas que se encontram reduzidas devido ao período de estiagem. O registro da ocorrência pela Polícia Ambiental foi direcionado a Delegacia de Polícia Civil, ao Ministério Público e à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

Nenhum comentário: