naturezaamarelo 1024x640 Faça suas escolhas e viva o amarelo
Tem amarelo ouro, manga, e canário. Intensidades distintas de uma cor muito brasileira, que está presente na nossa bandeira; e nos uniformes das principais seleções esportivas deste País. E por falar nisso, dizem que a seleção canarinho de futebol “amarelou” na Copa do Mundo da FIFA 2014 e foi vencida por uma Alemanha arrebatadora.
Aliás, não é a primeira vez que o nosso escrete foge do jogo sério. Contra a França, em 1998, ocorreu algo parecido. Só que naquela ocasião, quem pipocou foi Ronaldo, O Fenômeno, em um episódio nunca esclarecido. E talvez jamais saibamos os reais motivos dele ter entrando em campo sem condições. Só o tempo, ou o Google, revelará. Ou não?!
Amarela é a cor Sol, esse astro que ilumina e aquece a todos nós e que, dependendo dos níveis de emissões dos próximos anos, poderá representar um fator de risco para a vida dos seres humanos. Já na esfera política, quem não se lembra do slogan “Use amarelo pelas diretas já!, tão importante para a construção desta democracia tropical, e que levou milhares de pessoas às ruas em manifestações históricas? O marco desse movimento foi há 40 anos, e gente que hoje defende a volta do regime militar parece ter memória curta, faltado aos bancos ou às carteiras escolares.
No universo das frutas, a banana, o pêssego, e o maracujá, são amarelos. A gema do ovo é amarela, no entanto, se a galinha for caipira, essa matéria-prima imprescindível para o preparo do quindim será quase laranja. A linha quatro do Metrô paulista, que liga a Vila Prudente à Vila Madalena, é amarela. E segundo especialistas, o amarelo é preferido para as embalagens por ser a primeira cor percebida pelo olho humano e também porque estimula o raciocínio.
Antes dos serviços digitais de busca, as publicações das Páginas Amarelas, funcionavam como uma verdadeira base de dados para encontrar informações úteis de empresas, órgãos públicos, e de tantos outros estabelecimentos. Já quem dirige sabe que grande parte das placas de sinalização tem cor amarela, como também são dessa tonalidade as duas faixas contínuas nas estradas que indicam ser proibido ultrapassar.
Amarelo pode ser interpretado como sinal de atenção. Nas estações de Metrô a faixa de segurança dessa cor inibe que o usuário a invada antes do trem parar e abrir suas portas. E em escala global, “Os amarelos”, cidadãos de origem asiática, estão cada vez mais presentes nos países ocidentais.
Segundo o blog “Psicologia das cores”, o amarelo transmite otimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia e criatividade. Mas como tudo tem dois lados, também significa medo, irracionalidade, fragilidade emocional, depressão e ansiedade. Então, faça suas escolhas e viva o amarelo. Até próxima.
* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas. 
(Envolverde)