Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PORTO ALEGRE, 40 ANOS DEPOIS : COMEMORAÇÃO DA ÁRVORE SALVA NA JOÃO PESSOA - Sérgio Saraiva (1)

Faz 40 anos que jovens estudantes de Porto Alegre - em plena ditadura - impediram a derrubada de uma tipuana para a construção do viaduto da Avenida João Pessoa. Dia 25 de fevereiro marca este momento histórico de desobediência civil que desencadeou na cidade uma revolta dos jovens que ainda temiam a repressão mas viram algo contagiante acontecer sem que o regime conseguisse combater. Convidados os heróis da vez, o estudantes Carlos Dayrell e Marcos Saraçol. HORA DE CELEBRAR!!
O ATO DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL iniciado pelo Dayrell e pelo bageense Marcos Saraçol e Teresa Jardim – com apoio dos bravos moradores da Casa do Estudante de então -, desatou o nó do AI-5 da Ditadura Militar.
Foi o primeiro passo na rua para vencer o medo instituído, depois de muita perseguição, tortura, repressão e morte por esse Brasil afora.
Eram novas forças políticas surgindo com a juventude, sem culpas lenços ou documentos.
O exemplo de que era possível enfrentar a ditadura mostrou-se daí para a frente com os protestos pelo assassinato do Herzog.
Viu-se a formação de um movimento transformador, firme, determinado e bem humorado, capaz de disputar a rua palmo a palmo em conjunto com os trabalhadores sob a consigna da luta “Pelas Liberdades Democráticas”. Traduzindo: Abaixo a Ditadura!!!
E foi essa gente bronzeada que reconstruiu a UNE, criou a CUT, o MST e gerou finalmente uma força política para disputar o poder.
Essa geração VITORIOSA trouxe grandes conquistas ao Brasil em todos os sentidos. De uma árvore, a imensa floresta que terminou com a fome e a miséria. De uma árvore, um par de anos de democracia.
E são essas vitórias e essa geração que a blitzkrieg teleguiada da direita e extrema-direita internacional e seus asseclas locais querem agora derrubar no Brasil.
Hora de defender cada conquista. Subir em todas as árvores, também por metáfora.


Nenhum comentário: