Powered By Blogger

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Projeto espanhol leva educação sobre direitos animais para dentro das salas de aula

24 de fevereiro de 2015 

Projeto Aula Animal educando sobre Direitos Animais na Espanha - Foto: Aula Animal
Projeto Aula Animal educando sobre Direitos Animais na Espanha – Foto: Aula Animal
Imaginem um mundo onde a educação sobre os direitos animais fosse incluída diretamente nas escolas públicas. Neste novo mundo as crianças crescem com informações sobre o respeito entre todas as espécies e a Terra, construindo bases para crescer como um adulto consciente diante às diversas formas de dominação impostas pelo ser humano à todos os seres vivos do planeta.
Esse mundo já é colocado em prática através do projeto Aula Animal em uma pequena cidade da Espanha, chamada Zaragoza.
A educação baseada em valores morais como questão principal dentro do ensino é muito presente no sistema educacional. No entanto, raramente os animais (não humanos) são considerados. Os alunos recebem da sociedade, da família e até mesmo da escola a ideia de que os animais são recursos para atender às necessidades humanas, deixando assim o respeito pelos animais como um conteúdo ignorado nas salas de aula.
Consciente desta situação, um pequeno grupo de professores da cidade espanhola de Zaragoza decidiu desenvolver iniciativas para promover a educação que defende a ideia de que os animais são indivíduos com seus próprios interesses, merecedores de direitos (intrínsecos) e o mais importante: que nossas ações podem beneficiá-los ou decretar o seu sofrimento.
Dentro das salas de aula do projeto é considerado vital incluir os animais nos programas educativos. O trabalho dos professores que fazem parte da Aula Animal visa desenvolver iniciativas para promover a educação  e defender a ideia de que os animais são sujeitos de direitos e que as ações humanas são fundamentais para ajudá-los.
Projeto Aula Animal educando universitários na Universidade de Zaragoza na Espanha - Foto: Foto Animal
Projeto Aula Animal educando universitários na Universidade de Zaragoza na Espanha – Foto: Foto Animal
O projeto já existe há cinco anos e realiza reuniões com famílias que querem educar seus filhos  dessa maneira. O grupo realiza atividades de conscientização em escolas primárias, secundárias e universidades. Assim como em outros locais como programas escolares em penitenciárias da região.
Crianças do sistema primário de ensino estão entrando em contato com o nascimento de animais para criar ligações diretas de reconhecimento e compaixão sobre o valor da vida animal, despertando empatia e construindo indivíduos conscientes do significado de respeito entre as espécies. “Hoje falamos sobre os animais e por alguns minutos discutimos com eles como se sentem e de que forma vivem suas experiências em relação aos animais, e muitos chegam à conclusão de que existem mais motivos que nos une do que nos separa dos outros animais”, diz um dos professores do projeto em uma escola pública de Zaragoza.
“Todos os dias nas salas de aula e dentro das atividades que realizamos na Aula Animal, vemos que, em geral, as crianças e adolescentes expressam opiniões positivas na análise sobre os animais e rejeitam as atrocidades que o ser humano comete contra eles, além de contar também com muito entusiasmo as experiências que viveram ajudando um animal indefeso em alguns casos”, acrescentam os professores.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial em: aulaanimal.wordpress.com (em espanhol)
O Projeto espanhol Aula Animal tendo como objetivo a educação dos Direitos Animais dentro das salas de aula. - Foto: Aula animal
O Projeto espanhol Aula Animal tem como objetivo a educação sobre direitos animais dentro das salas de aula. – Foto: Aula animal

Nenhum comentário: