Jardim Botânico de Curitiba. Foto: Parques e Praças de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba. Foto: Parques e Praças de Curitiba
Segundo ranking do Guia Viagens Brasil, um dos maiores portais de turismo do País, existe no Brasil mais de 15 reservas e parques ecológicos
As regiões conhecidas como parques nacionais, santuários ou reservas ecológicas são áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo, sendo assim, esses locais não podem ser devastados ou desmatados em nenhum momento pelo homem.
Entretanto, locais preservados podem receber visitas de turistas até ambientalistas. O site Guia Viagens Brasil selecionou cinco santuários ecológicos brasileiros que você não pode deixar de conhecer.
Em primeira posição está Curitiba, nomeada por muitos como “Cidade Modelo”, “Capita Ecológica do Brasil”, entre outros. Quem gosta de natureza tem muitas opções na cidade. O Bosque Capão da Imbuia abriga o Museu de História Natural, onde se desenvolvem pesquisas sobre o meio ambiente. Uma das principais atrações é a trilha de 400 metros, Caminho de Araucárias.
A região também abriga o Parque Iguaçu, Parque do Trabalhador, Parque Municipal do Passaúna, Parque São Lourenço que fica às margens do Rio Belém. Já o Passeio Público é o parque mais antigo do município de Curitiba. O local é considerado santuário ecológico em pleno centro da cidade, possui desde grutas e lagos até a ponte pênsil.
Veja abaixo as regiões que abrigam santuários, reservas e parques ecológicos:
ilha-de-marajo-102º Ilha de Marajó (PA) – Fauna e flora fazem da ilha um lugar privilegiado para admirar as espécies sul americanas. Guarás vermelhos, papagaios, anacondas, flamingos róseos e mesmo uma raça local de cavalos, os marajoaras, encontraram refúgio no local.
Fernando de Noronha3º Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) – Ao norte de Fortaleza, está a antiga base militar brasileira que é hoje um exemplo de preservação ambiental. Com sua natureza selvagem, suas praias de areia fina. A ilha é um santuário para as tartarugas e os golfinhos.
Parque Nacional Serra Geral4º Parque Nacional Serra Geral (RS) e (SC) – É possível encontrar na região o puma americano, também chamado de leão-baio, raposas, graxains, gambás, tatus, entre outros ameaçados de extinção.
Cânion do Xingo5º Cânion do Xingó (SE) – Ao norte da cidade de Salvador, no estado de Sergipe. Oferece pequenas ilhas acessíveis subindo o rio, onde os pássaros fazem seus ninhos. Os viajantes também podem conhecer a cidade próxima de Piranhas, inscrita no patrimônio mundial da Unesco pela sua arquitetura e sua vista.
(Guia Viagens Brasil)