Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de março de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Belo Monte, Cidades, Energia, Mudanças Climáticas, UCs
Ano 15
25/03/2015

 

Direto do ISA

 
  O que uma mãe perde ao ser indenizada pela maior hidrelétrica em construção no Brasil Direto do ISA, 24/3.
  Será nesta quarta-feira, 25 de março, na Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus Blog do Rio Negro/ISA, 24/3.
  
 

Água

 
  A Sabesp está executando obras de ampliação da rede para garantir o abastecimento ininterrupto em 626 pontos da Grande São Paulo considerados "críticos". São as áreas que não podem ficar sem água porque abrigam grandes hospitais, presídios e centros de hemodiálise. Segundo o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, as obras estão sendo feitas para caso seja adotado o rodízio oficial de água, o que ele considera de baixa probabilidade. "As obras vão garantir, numa hipótese de rodízio, que não acredito que vá acontecer, que esses pontos tenham pressão e vazão contínua", disse Kelman OESP, 25/3, Metrópole, p.A15.
  O prejuízo financeiro com as perdas de água em todo o País chega a R$ 8 bilhões ao ano, aponta estudo feito pelo Instituto Trata Brasil. Segundo o levantamento, o volume de água produzido pelas empresas de saneamento brasileiras, mas que não foi faturado por causa de vazamentos ou fraudes na rede de distribuição, chegou a 6,5 trilhões de litros em 2013, mais de seis vezes a capacidade total do Sistema Cantareira. O estudo considerou os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2013 divulgados em janeiro deste ano. Segundo o relatório, 37% de toda a água produzida no País é perdida na rede de distribuição. Em relação ao volume de água que não é faturado pelas companhias, o índice chega a 39% OESP, 25/3, Metrópole, p.A15.
  
 

Geral

 
  Padre ordenado em 1954, Antonio Iasi Jr. destacou-se como um dos principais defensores dos direitos indígenas nos anos 1970 e 1980. Um dos fundadores e ex-secretário-executivo do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), criado em 1972, ajudou a elaborar uma nova visão sobre o trabalho missionário, preconizando um envolvimento direto dos religiosos nas demandas das etnias, incluindo o direito à terra. Iasi morreu de insuficiência respiratória e pneumonia, aos 94, no domingo (22) FSP, 25/3, Cotidiano, p.C4.
  Apesar das tragédias históricas - só em janeiro de 2011, 74 pessoas morreram durante um temporal no distrito de Itaipava -, a ocupação irregular de encostas e margens de rios de Petrópolis (RJ) só aumenta durante a gestão do prefeito Rubens Bomtempo (PSB). Para os presidentes das ONGs Instituto Civis e NovAmosanta, Mauro Corrêa e Roberto Penna Chaves, respectivamente, o poder público está sendo omisso. Chaves reclama ainda da paralisação de obras em áreas de risco e da morosidade dos reassentamentos, que dependem de recursos estaduais e federais. Em Petrópolis, há 12 mil casas em áreas de risco, diz a prefeitura. Corrêa, porém, estima entre 20 mil e 25 mil imóveis estejam na mesma situação O Globo, 25/3, Rio, p.7.
  Cientistas descobriram 30 tipos de feijão resistentes ao calor. São linhagens produzidas a partir do cruzamento de diversas espécies e que se mostraram capazes de tolerar o aumento de até 4oC na temperatura global. A influência das mudanças climáticas na produção de feijão se tornou uma preocupação real a partir de 2012, quando foi lançado um relatório revelando que o clima pode reduzir pela metade as áreas agriculturáveis desse grão até 2050. Pesquisador do CGIAR (um consórcio internacional de pesquisa para a segurança alimentar), Steve Beebe anunciou a descoberta ontem O Globo, 25/3, Sociedade, p.23.
  "Gestores de fundos de investimento começam a juntar as peças e, por pressão dos investidores, aversão a risco ou senso de oportunidade, ensaiam um movimento de desinvestimento na indústria do petróleo. Os recentes episódios de pressão dos estudantes contra os gestores do fundo fiduciário de US$ 37 bilhões da Universidade de Harvard e de uma coalização de ONGs sobre a Fundação Bill & Melinda Gates (a maior do mundo) para retirar investimentos na indústria do petróleo e carvão são as primeiras gotas de um grande dreno que pode se precipitar a qualquer momento", artigo de Tasso Azevedo O Globo, 25/3, Opinião, p.13.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: