Foto: Carlos Magno da Serra da Tiririca (RJ)
Foto: Carlos Magno da Serra da Tiririca (RJ)
O número 45 de Plurale em revista, editada pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco e dedicada a discutir temas relacionados à sustentabilidade, traz um Especial sobre água fala ainda de gorilas em Uganda, Noruega, Serra da Tiririca e muito mais. Confira!
Editorial
Procuramos nesta edição traduzir bem o nosso objetivo de apresentar em Plurale um leque amplo e plural de abordagens. Assim, trazemos um Especial sobre Recursos Hídricos – especialmente agora, diante da crise do recurso antes abundante em diversas regiões – com cases práticos que ajudam a pensar e aplicar soluções no médio a longo prazo.
Temos artigos inéditos de importantes formadores de opinião: Carla Martins, Jorge Félix, Luiz Antônio Gaulia e Maria Elena Pereira Johannpeter. Também “visitamos” diferentes destinos com a ajuda de colaboradores sempre atentos às belas paisagens preservadas. O casal criador do Blog Histórias pelo Mundo – Giuliana Preziosi e Maurício Chichitosi – compartilha com os leitores de Plurale os bastidores da aventura na selva africana, Bwindi Impenetrable National Park, ao sul de Uganda. Lá estão preservados alguns dos últimos gorilas-de-planície tão ameaçados. É de Maurício a belíssima foto que ilustra a cada desta primeira edição de 2015. Nosso muito obrigada aos generosos parceiros!
A correspondente de Plurale na Comunidade Europeia, Vivian Simonato, esteve na Noruega e descortina toda a diversidade de Oslo. Também do mesmo país, mais ao Norte, Monica Pinho, conta os cuidados e zelo das autoridades com a chegada do frio mais intenso.
Do Estado do Rio, o fotógrafo Carlos Magno exibe a exuberância da Serra da Tiririca, próxima de Maricá e a região oceânica de Niterói, como a foto da página. Não é só. Publicamos o relato emocionante da repórter Nícia Ribas relatando o relevante trabalho de 15 anos da Casa Ronald McDonald no Rio pelo câncer infantojuvenil, também registrado em livro recém-lançado. Antenada também em ouvir o que vem da alma, esta edição tem o prazer de apresentar o depoimento da jornalista Lou Fernandes – Indira Prem e seu encontro com o guru Prem Baba, em retiro espiritual. Confira ainda as colunas tradicionais de Plurale, como Ecoturismo, por Isabella Araripe e Cinema verde, por Isabel Capaverde. Que 21015 reserve a todos nós grandes notícias e possamos continuar contando com a sua qualificada leitura. Namastê!
Plurale em revista e Plurale em site
Há sete anos acreditando na sustentabilidade como tema principal das histórias que vêm contando, Plurale em revista e em site, dirigidos pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco, vêm divulgando histórias de pessoas, empresas e projetos, abordando temas relacionados ao meio ambiente e iniciativas de cidadania, ação e cultura.
Para acessar a edição completa clique aqui.
* Sônia Araripe é editora de Plurale em revista.
(Plurale)