Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de abril de 2015

"LUSH PRIZE" - Empresa oferece £250,000 à ciência livre de animais

30 de abril de 2015 

Por Karina Bentes (em colaboração para a ANDA)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A maior premiação global anual do setor de testes em animais abriu suas inscrições nessa semana, com um fundo de £250,000 para premiar cientistas e ativistas.
As inscrições para o Lush Prize 2015 foram abertas no dia 24 de Abril, Dia Mundial dos Animais de Laboratórios. Esse quarto ano da premiação Lush Prize chega a um milhão de libras que foram entregues para iniciativas de apoio ao fim do uso de animais em pesquisas de toxicologia (testes químicos).
Um projeto conjunto entre a empresa de cosméticos Lush e o grupo de pesquisa Ethical Consumer, a premiação foi criada para impulsionar a substituição completa de animais em experimentos.
As cinco categorias principais da premiação cobrem cientistas, treinadores, jovem pesquisadores, conscientização pública e lobby, criando uma ponte entre toda a rede necessária para criar alternativas cientificas humanas e relevantes que sirvam como alternativa para o uso de animais. Existe uma sexta categoria, Black Box Prize (O Prêmio da Caixa Preta), disponível pra qualquer cientista ou equipe responsável por uma descoberta chave para a trajetória da toxicologia humana. Nessa ocasião, o montante de £250,000 será entregue para essa categoria exclusivamente.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Trinta e sete cientistas e organizações em 19 países já foram beneficiados do fundo de £750,000 do Lush Prize por suas ‘contribuições espetaculares’ para a substituição dos testes em animais. Os ganhadores de 2014 refletiram a natureza global da premiação, representando 11 países, incluindo os primeiros ganhadores da África e América do Sul, sendo um dos ganhadores o jovem pesquisador brasileiro Róber Bachinski.
O porta voz do Lush Prize, Craig Redmond, diz: “Os testes em animais estão cada vez mais sendo reconhecidos como não científicos e duvidosos. Para completar, um relatório do Oxford Centre for Animal Ethics (Centro Oxford para Ética Animal) descreveu esses experimentos como ‘moralmente impensáveis’. O Lush Prize une cientistas, ativistas e lobistas que incentivam o progresso em atividades científicas mais humanas e mais relevantes para o fim dos testes em animais. Nós estamos animados de estarmos novamente recompensando trabalhos incríveis por todo o mundo.”
As inscrições para o Lush Prize podem ser feitas online no site oficial e encerram no dia 24 de julho. Um painel de jurados especialistas de todo o mundo, incluindo o brasileiro Thales Trez que participa pelo segundo ano consecutivo, irão se reunir em setembro e os vencedores receberão seus prêmios durante uma conferência e jantar de premiação em Londres em novembro.
O Lush Prize é uma parceria entre a Lush e a Ethical Consumer para apoiar a toxicologia livre de animais e foi desenvolvido para recompensar grupos ou indivíduos que trabalham no campo de pesquisas científicas livres de crueldade, conscientização e lobby para ajudar a acabar com os testes em animais. O fundo anual de £250,000 é o maior prêmio do setor de testes alternativos sem animais, e o único a focar apenas na substituição de animais em testes. Ele pretende colocar pressão para testes seguros para produtos de consume de uma maneira que complemente projetos já existentes direcionados aos testes de medicamentos.

Nenhum comentário: