Integrantes do Engajamundo durante Ação Dia da Terra. Foto: Engajamundo
Integrantes do Engajamundo durante Ação Dia da Terra. Fotos: Engajamundo

O que São Paulo não tem de água, sobra de ativismo e conscientização por parte da juventude da cidade. Em celebração ao Dia da Terra foi realizado no dia 22 de abril, no vão do MASP, um evento para chamar a atenção da população para as mudanças climáticas, tema pouco debatido na opinião pública e que apresenta efeitos diretamente ligados à crise hídrica vivenciada pelos paulistanos nos últimos tempos.
O evento foi realizado pelas ONGs Engajamundo, Acupuntura Urbana e Atados e contou com a participação de diversos artistas paulistanos que desenvolveram em conjunto diversas ações e que estimularam a participação ativa da população com o intuito de passar uma mensagem simples e direta de forma bastante criativa: “a mudança climática é real, as soluções também são”.
Engaja2Dentre os artistas convidados para realizar as intervenções junto à população, Thiago Mundano, fundador do Pimp my Carroça, mais uma vez mostrou sua formidável veia artística para tratar de temas políticos e sociais ao convidar os presentes para grafitarem um reservatório de água de 5 mil litros. O reservatório foi concedido pela empresa Acqualimp e que depois de ser grafitado foi doado para a Casa Ecoativa Bororé.
Espera-se que com as atividades realizadas os cidadãos tomem atitudes mais sustentáveis no cotidiano e ajudem a melhorar a qualidade de vida da cidade de maneira proativa, tal como foi a criação do Movimento Cisternas Já – iniciativa independente de cidadãos paulistanos que visa capacitar o maior número de pessoas com o intuito de captar e armazenar água da chuva, aumentando a capacidade de adaptação diante da grave crise hídrica que afeta significativamente a vida urbana da principal metrópole do país.
Engaja3Dentre os vários pontos positivos do evento, um deles destaca-se de forma veemente: a participação da juventude no combate às mudanças do clima e na formação de mais jovens agentes catalizadores de práticas sustentáveis. Em um ano essencial para a definição do novo acordo global climático durante a COP 21 da ONU em Paris no fim deste ano, a forte presença da juventude no evento no vão do MASP nos dá esperanças de que uma das partes mais difíceis do tema – a conscientização da população sobre as ameaças das mudanças climáticas – está aos poucos se convertendo em solução em vez de problema.
Um dos resultados esperados pela juventude no evento foi o de pressionar o governo brasileiro a submeter seu compromisso climático nacional às Nações Unidas com uma meta ousada com grande corte de emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera e que tal compromisso apresente estratégias de adaptação para os impactos das mudanças climáticas. É necessário, portanto, que tais jovens recebam suporte e incentivo pelos diversos atores da sociedade para que continuem com esse ímpeto de realizar na prática essa mudança estrutural tão necessitada não só por São Paulo, mas por todas as cidades do Brasil. (Engajamundo/ #Envolverde)
Assista ao vídeo abaixo e confira tudo que rolou na celebração do Dia da Terra.
Marcelo de Medeiros é articulador nacional do GT de Mudanças Climáticas da Engajamundo e Sócio-Consultor da PLANTIS Inteligência em Sustentabilidade.
(Envolverde)