Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Estados Unidos anunciam que puma oriental está extinto

24 de junho de 2015 

(da Redação da ANDA)
No dia 16 de Junho deste ano, os EUA declararam que o puma oriental está extinto. O animal já não é visto desde 1938, há quase 80 anos. Foto: Joshua Barnett/Flickr Commons
No dia 16 de junho deste ano, os EUA declararam que o puma oriental está extinto. O animal já não é visto desde 1938, há quase 80 anos. Foto: Joshua Barnett/Flickr Commons
O U.S. Fish and Wildlife Service (Serviço de Vida Selvagem – FWS) declarou na semana passada que o puma oriental está oficialmente extinto e deverá ser removido da lista de espécies ameaçadas de extinção dos Estados Unidos. As informações são do NBC4i.
A subespécie ocupava o leste da América do Norte e o seu nome científico é puma concolor cougar, equivalente à onça-parda no Brasil.
De acordo com Mark McCollough, do FWS, o puma oriental costumava ser chamado de “felino fantasma”, porque nunca havia sido avistado por ninguém. Agora, sabe-se o motivo: acredita-se que o grande felino esteja extinto desde meados de 1930.
Segundo o FWS, os dois últimos pumas orientais foram vistos nesta época, e ambos foram mortos. Um foi morto por um caçador em Maine, em 1938. Antes disso, em 1932, outro havia sido encontrado morto em New Brunswick, no Canadá.
O FWS cita múltiplas razões pelas quais o puma oriental desapareceu, porém isso ocorreu sobretudo devido à caça e à perda do território. A população começou a declinar no século 19, quando os europeus chegaram e mataram os pumas para proteger o gado criado para consumo humano. O desmatamento em massa também limitou o território do puma oriental e acabou com os cervos, que eram a sua principal presa.

Nenhum comentário: