Powered By Blogger

terça-feira, 23 de junho de 2015

Grupo de peixe-bois é monitorado por projeto sustentável em Cajueiro da Praia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O último município do litoral do Piauí, Cajueiro da Praia, tem uma história que sempre andou paralela à belezas naturais. A presença da biodiversidade abrange vários tipos de peixes, aves e plantas.
Outra coisa que encanta, é a presença do peixe-boi que é monitorado por técnicos do Projeto Pesca Solidária. Eles utilizam um aparelho que consegue identificar a presença do peixe-boi a uma distância de até 30 metros. “Ele é muito útil na forma como nós monitoramos. Conseguimos capturar imagens em tempo real, e essa contribuição determina a abundância de peixe-boi e outros animais”, disse a bióloga Liliana Souza.
O peixe-boi pode atingir até 4 metro de comprimento e pode chegar ao peso de 600 kg. Nos estuários dos rios Timonha e Ubatuba, no Piauí, os pesquisadores já registraram a presença de 24 desses animais, mas acredita-se que esse número possa ser bem maior, devido aos recentes nascimentos de filhotes. Na área dos poços naturais, local propício para a reprodução dos peixes, a profundidade do rio pode chegar aos 16 metros.
Os animais são traídos por uma grande área de vegetação, que é usada na alimentação. Eles são monitorados diariamente pelos pesquisadores do Projeto Pesca Solidária. Eles passam parte do dia se alimentando e outra parte dormindo. A população de Cajueiro da Praia tem sido beneficiada com o Projeto Ambiental Pesca Solidária que incentiva pesca e atividades sustentáveis.
Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário: