Powered By Blogger

terça-feira, 23 de junho de 2015

INDIGNAÇÃO INTERNACIONAL : Japão pretende prosseguir com polêmico programa de caça de baleias


23 de junho de 2015 

Imagem feita em 2014 pelo braço australiano da ONG Sea Shepherd mostra três exemplares de baleia-de-minke capturados pelo navio japonês Nisshin Maru (Foto: Tim Watters/Sea Shepherd/AFP)
Imagem feita em 2014 pelo braço australiano da ONG Sea Shepherd mostra três exemplares de baleia-de-minke capturados pelo navio japonês Nisshin Maru (Foto: Tim Watters/Sea Shepherd/AFP)
O Japão tem a intenção de prosseguir com o polêmico programa de caça de baleias, apesar da Comissão Baleeira Internacional (CBI) não ter conseguido determinar se este era “científico” ou não, afirmou o principal negociador japonês, citado pela imprensa.
“Não há nenhuma mudança em nosso programa, que pretende capturar 3.996 pequenas baleias de Minke na Antártica nos próximos 12 anos”, declarou Joji Morishita, o principal negociador japonês na CBI.
“O comitê científico não conseguiu chegar a um consenso sobre o conjunto do programa (de caça da baleia japonês)”, afirma a CBI em um relatório. ”Alguns cientistas consideram que as informações adicionais apresentadas pelo Japão eram suficientes para autorizar o programa, outros não”, completa.
O relatório apresenta as conclusões da reunião anual dos 200 especialistas que integram o comitê científico da CBI, que se encontraram durante duas semanas em San Diego, Estados Unidos, entre 22 de maio e 3 de junho.
O Japão teve que desistir da caça às baleias na Antártica na temporada 2014-2015 por culpa de uma ordem da Corte Internacional de Justiça (CIJ), que considerou que os japoneses praticavam a atividade com fins comerciais.
No fim de 2014, o país asiático apresentou à CBI um novo programa de caça de cetáceos com objetivos científicos.
Segundo o novo plano, o Japão pretende reduzir a meta anual de pesca a 333 pequenas baleias, contra as quase 900 que eram caçadas no programa anterior.
Tóquio alega que este nível de caça é “necessário” para obter informações sobre a idade da população baleeira e fixar um limite para a pesca, que não coloque em risco a sobrevivência da espécie.
Mas o argumento não convence as organizações de defesa dos animais.
O Japão caçou 251 baleias na Antártica na temporada 2013-2014 e 103 no ano anterior.
Fonte: G1

Nenhum comentário: