Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2015


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Biodiversidade, Cidades, Demografia, Quilombolas, CAR, Energia, Povos Indígenas, UCs
Ano 15
30/07/2015

 

Quilombolas

 
  O Portal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo publicou na quarta-feira (29/7) notícia sobre decisão liminar reconhecendo a necessidade da construção de uma estrada que permita o acesso da comunidade quilombola de Bombas, no Vale do Ribeira (SP), à cidade de Iporanga, e determinou prazo de 15 dias para que a Procuradoria tome as providências Direto do ISA, 30/7.
  
 

Demografia

 
  A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar a marca de 8,5 bilhões até 2030, e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente. Essas previsões estão no relatório "Perspectivas da População Mundial: A Revisão de 2015", publicado ontem pela ONU. China e Índia continuarão como os países mais populosos, cada um atualmente com cerca de 1 bilhão de pessoas (19 e 18% da população mundial, respectivamente), mas o estudo diz que a Índia deve ultrapassar a China até 2022. A África deve responder por mais da metade do avanço demográfico de 2015 a 2050 O Globo, 30/7, Sociedade, p.26.
  A população brasileira vai encolher em 2100, em comparação com os números atuais. O País passará de 207 milhões de habitantes para 200 milhões em 85 anos. A sociedade brasileira é apontada pela ONU como uma das grandes populações do mundo com baixas taxas de fertilidade nos próximos anos. Segundo as projeções, a população brasileira continuará a aumentar na primeira metade do século e, em 35 anos, atingirá seu ápice com 238 milhões de pessoas em 2047. A partir de 2050, porém, o país começará a encolher diante de taxas de natalidade mais baixas e seguindo o padrão que já ocorre nos países ricos OESP, 30/7, Metrópole, p.A20.
  
 

Biodiversidade

 
  Uma nova espécie de planta carnívora gigante foi descoberta no leste de Minas Gerais. É a maior do gênero já descoberta nas Américas. O ineditismo também se aplica à forma como ela foi encontrada: por meio de uma foto publicada no Facebook. O artigo que relata a descoberta foi publicado no renomado periódico científico "Phytotaxa", por um grupo de botânicos do Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Conhecida como "orvalhinha" (gênero drosera, família droseraceae), a agora nomeadaDrosera magnifica atinge quase um metro e meio de comprimento. A nova espécie foi encontrada no topo de uma montanha cercada de plantações e gado e pode ser extinta, segundo os botânicos -FSP, 30/7, Ciência, p.B9.
  Pesquisadores de Minas Gerais desenvolveram um medicamento à base de veneno de cobra cascavel que age como bloqueador neuromuscular, efeito semelhante ao da toxina botulínica (Botox). Chamada crotoxina, a substância está sendo testada no tratamento do estrabismo, distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos. Hoje, uma opção de tratamento são aplicações de toxina botulínica. Segundo a farmacêutica Ana Elisa Ferreira, nos primeiros testes com animais, a neurotoxina apresentou vantagens sobre a toxina botulínica. "Os efeitos parecem ser mais duradouros, tornando as aplicações menos frequentes" FSP, 30/7, Ciência, p.B9.
  
 

Cidades

 
  "Dentre os avanços, está a alteração da lógica de mobilidade, priorizando o transporte coletivo e os modos não motorizados. Democratizou-se o espaço viário com a criação de faixas exclusivas de ônibus e de uma rede cicloviária. A elaboração do Plano da Mata Atlântica, a criação dos parques Chácara do Jóquei e Tietê e as ações na zona rural, como o polo de ecoturismo em Parelheiros e a regulamentação da compra de alimentos orgânicos para a merenda escolar, são avanços no meio ambiente. Mas há muito a fazer, como implementar o pagamento por serviços ambientais e viabilizar outros 160 parques propostos, que o PDE protegeu transformando-os em zona especial de preservação ambiental", artigo de Nabil Bonduki FSP, 30/7, Tendências/Debates, p.A3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: