Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"DIWALI" : Festival das luzes no Nepal dedica um dia especialmente para celebrar a vida dos cachorros

27 de agosto de 2015 

Reprodução
Reprodução
Todo ano no outono do hemisfério norte, milhões de pessoas participam do festival hindu Diwali, geralmente conhecido como Festival das Luzes.
Esse é um período especial para se contar histórias, dar presentes e reconhecer o relacionamento que os humanos têm com o mundo e seus habitantes. Criando uma atmosfera mágica e iluminada, lâmpadas são acesas durante a noite, simbolizando a vitória da luz sob a escuridão, conhecimento sob a ignorância e a dissolução das barreiras que nos impedem de vivenciar uma real experiência no mundo.
O Diwali ganha outras denominações e características, dependendo da região. No Nepal, ele é chamado como Tihar. Especialmente no hinduísmo nepalês, o segundo dia, Kukur Tihar, é dedicado à adoração de cães.
A celebração dura 5 dias e cada dia tem um foco específico: São honrados corvos, cães, vacas, bois e relações fraternas.
Durante o Kukur Tihar, o relacionamento mitológico e real entre humanos e cães é o foco principal. Todos os cachorros recebem uma guirlanda de flores, chamada de nalla, e as usam em seus pescoços. Essa é uma forma de mostrar a importância de quem a carrega e as orações que são destinadas ao animal. A marca vermelha aplicada entre os olhos de cada cão se chama Tika. A marca representa que o cão está no caminho certo, assim como a torna um objeto de devoção, emprestando um ar sagrado ao animal, assim como abençoando quem o encontra nesse dia.
Reprodução
Reprodução
Entendendo a mitologia do cão
No Rigveda, um dos textos mais antigos do Hinduísmo, Samara – a mãe dos cachorros – auxilia Indra, a regente do céu, a reaver o gado sequestrado. Segundo a tradição, o cão é o guardião e mensageiro de Yama, o senhor e juiz dos mortos. Acredita-se que o cachorro também guarde o gado após a vida.
No final de Maabárata, um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, Yudhishthira se recusa a entrar no céu sem seu cachorro. O cão, por sua vez, representa o conceito do dharma, o caminho da justiça.
Fonte: Portal do Dog

Um comentário:

Cachorro Latindo disse...

Que bom que os animais tambem têm seu dia. Mas o dia de todos deveria ser todos os dias, com respeito e consideração.