Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A transição intergeracional de cor nos Estados Unidos, artigo de José Eustáquio Diniz Alves


A transição intergeracional de cor nos Estados Unidos

[EcoDebate] Os Estados Unidos estão deixando de ser uma população WASP (White, Anglo-Saxon and Protestant). O país está em um processo de transição de cor. Os bebês brancos (não hispânicos) já são minoria – menos de 50% -no grupo etário 0-4 anos nos Estados Unidos, segundo o Census Bureau.
Mas em todas as outras idades os brancos são maioria. Entre os idosos, acima de 60 anos, os brancos são mais de 70% da população, chegando a mais de 80% entre os idosos mais idosos. Com o processo de sucessão de gerações a tendência é de aumento da população não-branca, pois as coortes com alta proporção de população WASP vão morrendo e serão substituídas por estas novas gerações que são etnicamente mais diversificadas. Um relatório no início deste ano projetou que em 2044, a maioria de branca de hoje será minoria.
O aumento demográfico das minorias étnicas vem num momento em que as tensões raciais estão aguçadas devido aos acontecimentos em St. Louis a Charleston, Carolina do Sul. Estas minorias possuem menores taxas de atividade no mercado de trabalho, ganham menos e possuem menor nível educacional. Se não houver reversão destas condições a própria economia dos Estados Unidos ficará prejudicada no futuro.
Em termos políticos pode ter uma grande mudança, pois os brancos tendem a votar em maior proporção no partido Republicano, enquanto os não brancos tendem a votar em maior proporção no partido Democrata. A candidata Hillary Clinton tende a se beneficiar deste processo de mudança na hegemonia de cor.
A demografia não é destino. Mas as mudanças que ocorrem na estrutura etária tendem a se aprofundar ao longo do ciclo de vida e, tudo indica, que os EUA estão fadados a mudar para uma situação étnica mais plural.
Referência:
J. Smialek; G. Giroux. The Majority of American Babies Are Now Minorities, Bloomberg, June 25

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

in EcoDebate, 25/09/2015
"A transição intergeracional de cor nos Estados Unidos, artigo de José Eustáquio Diniz Alves," in Portal EcoDebate, 25/09/2015, http://www.ecodebate.com.br/2015/09/25/a-transicao-intergeracional-de-cor-nos-estados-unidos-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/.

Nenhum comentário: