Powered By Blogger

terça-feira, 27 de outubro de 2015

EM MAIS 18% : Comer carnes processadas aumenta o risco de câncer, diz OMS

27 de outubro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), carnes processadas – como bacon, salsichas e presunto – causam câncer.
Segundo o relatório 50g de carne processada por dia – menos de duas fatias de bacon – aumentam a chance de um indivíduo desenvolver câncer colorretal em 18%.
Além disso, o estudo afirma que carnes vermelhas são “provavelmente cancerígenas”. As informações são da BBC.
O que é carne processada?
Carne processada foi modificada a para alargar o seu prazo de validade ou alterar o sabor. Os principais métodos são defumar, curar ou adicionar sal ou conservantes.
Triturar carne não significa que o resultado esteja “processado” a menos que seja modificado depois.
Carne processada inclui bacon, lingüiças, salsichas, salame, carne enlatada, carne seca e presunto, bem como carne enlatada e molhos à base de carne.
Os produtos químicos envolvidos no processamento podem causar um aumento do risco de cancro. Cozimento de alta temperatura, como em um churrasco, também pode criar substâncias químicas cancerígenas.
No Reino Unido, cerca de seis em cada 100 pessoas têm câncer de intestino em algum momento de suas vidas. Se todos comessem 50g de bacon por dia para o resto de suas vidas, esse número aumentaria para sete em cada 100 pessoas com câncer de intestino.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de cólon e reto configura-se como o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, com 15.070 casos novos, e o segundo nas mulheres, com 17.530 casos novos em 2014.
Carnes processadas e carnes vermelhas têm alto potencial cancerígeno. Foto: BBC
Carnes processadas e carnes vermelhas têm alto potencial cancerígeno. Foto: BBC
Quão ruim?
A OMS segue recomendações da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, que avalia as melhores evidências científicas disponíveis.
A agência colocou a carne processada na mesma categoria do plutônio e o álcool como causadores de cânccer.
As estimativas sugerem que 34.000 mortes por câncer a cada ano podem ser causadas por dietas ricas em carne processada. A OMS já havia divulgado que um bife por aumenta o risco de câncer em 17%.

    Nenhum comentário: