Powered By Blogger

terça-feira, 27 de outubro de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Energia, Mudanças Climáticas, ONGs, Povos Indígenas
Ano 15
27/10/2015

 

Direto do ISA

 
  Leia o artigo de Márcio Santilli, sócio fundador do ISA, sobre a estratégia ruralista de aprovar o projeto que dá ao Congresso a competência exclusiva de decidir sobre os limites de Terras Indígenas, Unidades de Conservação e Quilombos. Para Santilli, a bancada do agronegócio pretende manter os conflitos entre produtores rurais e índios em detrimento de soluções de consenso efetivas para eles Blog do PPDS/ISA, 27/10.
  Protesto contra falta de consulta aos detentores de conhecimento tradicional na formulação e na regulamentação da Lei 13.123/2015 esvaziou a audiência pública, realizada na semana passada, em Brasília Direto do ISA, 26/10.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  Recém-eleita vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a cientista brasileira Thelma Krug vê as chances de sucesso da cúpula com o que ela própria chama de otimismo moderado. Um cenário nebuloso de negociações, com disputas difíceis entre países. Mas que pode culminar num acordo mais qualitativo do que quantitativo, sem metas numéricas específicas, mas com intenções claras. O foco será quem pagará a bilionária conta do clima. "Até agora, os US$ 100 bilhões prometidos pelos países ricos não se materializaram. Ainda não vimos dinheiro algum. Financiamento e transferência de tecnologia serão determinantes para o sucesso da Cúpula de Paris", diz O Globo, 27/10, Sociedade, p.25.
  A missão europeia Cryosat, conduzida pela Agência Espacial Europeia, detectou que o volume de gelo do Ártico na primeira quinzena de outubro era de 6,5 mil km³. Esta é a terceira queda consecutiva na quantidade de gelo detectada na região. Em 2013, a área coberta era de 7,8 mil km³. No ano passado, 6,8 mil km³. A coleta de dados passará a ser feita em tempo real para fornecer informações a companhias que atuam na região, como a de transportes e as operações ligadas à extração de petróleo e gás. A Cryosat é um dos radares de maior resolução já postos em órbita O Globo, 27/10, Sociedade, p.25.
  
 

Água

 
  Recém-inaugurada às pressas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a interligação entre dois reservatórios que é a principal aposta para evitar um rodízio de água na Grande SP agora precisa de uma outra obra para funcionar como o prometido. A interligação leva água do cheio sistema Rio Grande (braço da represa Billings) para o quase seco Alto Tietê, manancial ao leste da capital. O problema é que a força da água atropelou as projeções do governo. Após as bombas serem ligadas (que chegaram apenas a 50% de sua potência), as margens não aguentaram e começaram a ceder, caindo dentro do curso da água. Isso provocou um alagamento de uma rua no município de Ribeirão Pires (Grande São Paulo) FSP, 27/10, Cotidiano, p.B4.
  
 

Energia

 
  O volume de água armazenada nos reservatórios da região Nordeste caiu no final de semana abaixo de 10%, que é o nível considerado de segurança. Dados divulgados ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que os reservatórios registravam, no domingo, o equivalente a 9,56% da capacidade de armazenamento. A delicada situação de armazenamento de água no Nordeste é agravada pela ocorrência do El Niño. Uma de duas características é o maior volume de chuvas na parte sul da América do Sul, incluindo o Sul do Brasil, e menos chuvas nas regiões Norte e Nordeste OESP, 27/10, Economia, p.B1.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: