Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resgate de centenas de papagaios surpreende ativistas de ONG

12 de novembro de 2015 

Animais foram resgatados e levados para ONG (Foto: Reprodução/TV TEM)
Animais foram resgatados e levados para ONG (Foto: Reprodução/TV TEM)
O resgate de quase 200 papagaios em Guarulhos, na Grande São Paulo, não surpreendeu somente os guardas municipais, mas também os voluntários da ONG Mata Ciliar, em Jundiaí (SP). Em quase 30 anos de existência, a ONG, que é referência para o tratamento de animais silvestres nunca recebeu tantas aves de uma só vez.
Além das aves, também foram levados 20 pássaros de várias espécies e um sagui. De acordo com a Guarda Municipal, os animais ainda são filhotes com aproximadamente 10 semanas de vida, já que muitos ainda não estão com a plumagem completa. “É um processo muito doloroso e infelizmente quem perde é a gente. A nossa qualidade de vida cai, pois esses animais quando são retirados da natureza deixam de fazer o seu papel, que é a disseminação das árvores”, comenta a coordenadora de fauna da ONG Mata Ciliar, Cristina Adania.
Quase todas as aves resgatadas estavam machucadas, magras e desidratadas. Ainda conforme a GM de Guarulhos, muitas chegaram mortas. Os animais seriam vendidos em feiras. Depois de uma triagem, elas estão sendo alimentadas com frutas e, quando estiverem recuperadas, devem voltar à natureza. No entanto, a reabilitação pode levar de seis meses a um ano. O sagui teve o ombro deslocado e um dos papagaios está cego de um olho.
Papagaios e araras estão entre os animais silvestres mais traficados no país e ambientalistas estimam que no Brasil este tipo de crime movimenta US$ 900 milhões. O comercio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade ilícita no mundo, atrás apenas do trafico de drogas e de armas. Ninguém foi preso.
Fonte: G1

Nenhum comentário: