Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Biodiversidade, Licenciamento Ambiental, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, UCs
Ano 15
17/12/2015

 

Direto do ISA

 
  Manifestantes participam da Conferência Nacional de Política Indigenista e aproveitaram o momento para unir forças contra ataques a direitos indígenas no Congresso Direto do ISA, 16/12.
  
 

Biodiversidade

 
 
Passado um ano da publicação da nova lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção no Brasil, nenhuma das ações previstas de proteção foi colocada em prática. A portaria do Ministério do Meio Ambiente que instituiu a lista, em 17 de dezembro de 2014, está suspensa desde junho por uma ação judicial, e as iniciativas de ordenamento do setor pesqueiro que estavam em andamento foram paralisadas pela extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura, em outubro. A Portaria 445 previa a proibição da pesca de centenas de peixes, crustáceos e moluscos ameaçados de extinção - criando um confronto imediato com o setor pesqueiro. A maioria das espécies ameaçadas continua a ser pescada sem restrições OESP, 17/12, Metrópole, p.A19.
  
 

Água

 
  "O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um acordo inédito a respeito do compartilhamento de gestão de águas do Rio Paraíba do Sul envolvendo os três mais populosos Estados da federação. É um caso de exemplar cooperação entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ao reconhecerem que um problema comum deve ser resolvido de forma conjunta", editorial OESP, 17/12, Notas e Informações, p.A3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: