Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Que pegadas você está deixando no planeta?


Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Sabe aquela imagem clássica de pegadas na areia da praia, que ilustra inúmeros pensamentos reflexivos e românticos? Pois é, seja qual for o tamanho do seu pé ou o sentido da praia que você siga, seus rastros ficaram registrados no chão.
Mas não é essa pegada que traz impactos ao planeta. A marca do nosso consumo é o que vai indicar se nos preocupamos com o meio ambiente ou não. É a chamada pegada ecológica.
Esse conceito serve para contabilizar o impacto que a humanidade causa no planeta. Ou seja, a pegada ecológica calcula a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.
Segundo cálculo da organização não governamental WWF Brasil, 11 milhões de habitantes da cidade de São Paulo consomem em média 2,5 vezes o que o planeta é capaz de repor. Significa que se cada pessoa no mundo consumisse como os paulistas, seriam necessários 2,5 planetas para sustentar o estilo de vida.
É muita coisa! Agora que você já sabe o impacto que suas ações podem trazer para as futuras gerações, comece a se preocupar com cada passo que você dá nessa caminhada. Confira abaixo algumas dicas e deixe rastros positivos no planeta!

– Reduza o consumo de energia
Prefira utilizar aparelhos eletrônicos e elétricos que exijam um consumo de energia menor. Lembre-se também de desligá-los enquanto não estiverem em uso.
– Imprima sustentabilidade
Nem tudo o que você imprime é documento formal e exige folhas brancas. Compre folhas de papel reciclado para imprimir arquivos mais simples. Use também o verso da folha.
– Evite o consumo de produtos industrializados
Prefira alimentos naturais. Além de fazer bem à saúde, você contribui para reduzir a produção de embalagens e o respectivo consumo de água.
– Incentive essa ideia
Há diversos sites nos quais você pode calcular sua pegada ecológica. Faça sua parte e incentive seus amigos e familiares a fazer o mesmo. (#Envolverde)

Nenhum comentário: