Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de junho de 2016

TUDO SOBRE A ARARA-AZUL


Saiba Tudo Sobre a Arara Azul


A Arara Azul, cujo nome científico é Anodorhynchus hyacinthinus, é uma ave grande e de beleza majestosa. Visualmente, parece ser o maior papagaio do mundo. Mas isso não é bem assim. O corpo alongado da Arara Azul atinge cerca de 95 cm de comprimento e ela tem uma envergadura impressionante, que chega até cerca de 1,10 metros de uma ponta até a outro, tornando-se o papagaio mais “largo” do mundo. Porém a Arara Azul não é tão comprida, pesando cerca de 1,7 kg. A Arara Azultambém é conhecida como Arara Jacinto, Araraúna, Arara Preta, Araruna e Arara Azul Grande.
Arara Azul – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos
O maior papagaio do mundo, na verdade não consegue voar, ele é um pássaro que vive na terra. É a espécie Strigops habroptilus, comumente chamado de Kakapo, que significa papagaio da noite. Este pássaro forte só se chega a ter 61cm de comprimento, mas um adulto pode chegar a pesar até 4 kg! O Kakapo é endêmica da Nova Zelândia e é um pássaro muito bonito, ele tem seu estilo próprio. Ao invés de ser azul como a Arara, ele tem uma cor verde amarelado com listras escuras e manchas, dando-lhe uma aparência de coruja. Seu nome científico significa “penas macias com cara de coruja”.
Esta bela ave é praticamente toda azul. A rica cor azul cobalto de sua coloração é o que influenciou o seu nome. É uma Arara calma e conhecida por ser um excelente animal de estimação. Araras azuis têm um temperamento muito calmo mesmo. Eles são doces, extremamente gentis, e normalmente não irão fazer uma grande quantidade de ruído. Eles são afetuosos e brincalhões, e ficam muito ligados às suas famílias humanas.
Vale lembrar que é proibido ter uma Arara de estimação, a não ser que você a compra de um criatório especializado. Nunca financie o tráfico de animais, por mais que você queira ter um pássaro em casa! Dito isto, a Arara Azul poderá, eventualmente, escolher uma pessoa para dar um carinho especial, porém as Araras Azuis são mais inclinados a fazer parte de toda a família e são boas com crianças. Se eles forem socializadas desde uma idade jovem, também serão bastante ansiosas para conhecer e brincar com os novos seres humanos.
Arara Azul grande é muito inteligente e é propensa a fazer brincadeiras. As brincadeiras podem incluir pular em você ou em outra pessoa de sua casa. Devido ao seu tamanho, isso se torna muito engraçado. Uma brincadeira comum, é ficar perto de você com os pés para cima, fingindo estar morto. Eles freqüentemente poderá ficar no ventilador de teto e olhando para você, por isso lembre-se sempre de desligar o ventilador quando tirar a Arara da Gaiola. Eles não irão destruir a gaiola, mas poderão facilmente abrir a fechadura. As Araras são curiosas e bastante divertidas.
Araras azuis falam, embora sua capacidade para isto seja limitada. Ainda assim, elas fazem com que seus desejos sejam conhecidos. Uma vez que os seus donos percebam que ela quer brincar, um carinho, ou alguma comida especial, pode-se dizer que existe uma relação definitiva de amor entre este animal e seus seres humanos.
imagens de arara azul

Distribuição da Arara Azul

A Arara Azul foi descrita pela primeira vez por Latham, em 1790. Origina-se na América do Sul e seu habitat fica principalmente no Brasil, leste da Bolívia e no Paraguai. Tem uma grande variedade de informações sobre o habitat preferido da Arara Azul. Alguns dizem que a floresta tropical, enquanto outros dizem que elas parecem preferir grandes áreas abertas do que a floresta tropical. Elas também são vistas em pântanos ou em locais mais secos.
Elas foram vistas pela primeira vez em 1790 e, em seguida, apresentada para a civilização em 1916, tornando-se imediatamente populares por conta de sua natureza afetuosa e capacidade de entretenimento. Houve uma grande demanda por este pássaro. Por causa do desmatamento seus números estavam sendo reduzidos na natureza e se tornaram ainda menores, pois caçadores estavam em busca dela para serem animais de estimação. Essas 2 situações respondem a uma pergunta comum:Porque a arara azul está em extinção?
Em suas regiões nativas são vistas aos pares, e as vezes em pequenos bandos. A maioria das araras se alimentam de sementes, nozes e frutas. A Arara Azul grande parece preferir as frutas de palmeiras, embora algumas tenham sido vistas se alimentando de outras frutas na natureza.
araras azul

A Arara Azul Está Em Extinção?

Anodorhynchus hyacinthinus está na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza, como uma das espécies ameaçadas de extinção.
Estas Araras estão na lista de Espécies Ameaçadas desde 1988, devido à destruição do habitat e captura ilegal. Estima-se que seus números foram reduzidos para algo entre 2.000 a 5.000 animais na natureza. Há esforços de conservação para salvar a Arara Azul que tem obtido sucesso, e as Araras também estão sendo criadas com sucesso nos Estados Unidos e em outros países.

Características Físicas da Arara Azul

As Araras Azuis possuem as penas num tom azul cobalto incrível, que é de onde deriva o seu nome. A plumagem azul torna-se um pouco mais escura nas asas, e a parte inferior da cauda é num tom cinza escuro. Eles têm um anel de penas circulando o olho que é de cor amarelo brilhante. Esta cor também é encontrada em ambos os lados de seu grande e forte bico, que é de cinza-preto. Esta combinação faz com que a Arara Azul pareça estar sorrindo. Seus cílios são azuis e a pele da ave tem um tom amarelado, exceto para as pernas, que são um cinza escuro. Seu bico é bastante grande, o que lhes permitam satisfazer as suas necessidades de alimentação, pois facilmente conseguem quebrar nozes extremamente duras.
Este papagaio é a maior das Araras, tendo uma envergadura de mais de 1 metro. Na média, os adultos medem cerca 95cm, de comprimento, com uma envergadura que pode chegar a impressionantes 110cm, e podem pesar até cerca de 1,7 kg. Estas araras também costumam ter uma vida bastante longa, podendo chegar até a 60 anos.
Fotos de Arara Azul

Cuidados Com a Alimentação da Arara Azul

A Arara Azul tem necessidades alimentares específicas. Na natureza sementes duras e frutas são o básico de sua dieta. Eles exigem uma dieta com níveis de gordura muito maiores do que o de muitas outras Araras. Nozes de macadâmia são a principal fonte de alimentos dela, assim como outros frutos secos. Coco também é muito apreciado.
Frutas e vegetais frescos, também fazem parte de sua dieta, porém são uma pequena parte em comparação com outros papagaios. Rações peletizadas são são indicadas, pois o elevado teor de proteína poderá causar problemas renais. Muitos criadores deixaram de oferecer tais rações para suas Araras. Na natureza eles se alimentam de nozes, sementes e alguns frutos. Elas também podem pegar e comer uma pequena quantidade de carne.
Alimentos e água deve estar disponível para eles em todos os momentos. Já alimentos de seres humanos ou que tenham sido preparados (cozidos por exemplo) devem ser retirados da gaiola após 4 horas.
características da arara azul

Gaiolas e Acessórios Para a Arara Azul

A gaiola espaçosa é extremamente necessária para a Arara Azul grande, ela deverá ter pelo menos 91cm x 122cm). Mesmo nesse tamanho de gaiola será difícil para eles estender suas asas. Eles vão exigir uma grande quantidade de tempo fora de sua gaiola, a fim de se exercitar e mover suas asas.
Se você decidir comprar uma gaiola de arame, destas comuns usadas para Calopsita ou Agapornis, você vai perder seu dinheiro. A Arara Azul pode cortar o fio tão facilmente quanto você pode mastigar a pipoca. Compre uma gaiola com arame bem grosso, que seja fechada com parafusos e porcas. A Arara Azul é bastante inteligente e poderá escapar, se estiver num local inadequado.
Uma variedade de poleiros deve ser utilizado, com tamanhos e texturas variáveis​​. Possivelmente serão necessários poleiros feitos de uma madeira mais dura. Use poleiros com textura mais áspera, no lugar de lisos, pois isso torna mais fácil para eles ficarem no poleiro e é melhor para os seus pés e pernas. Um poleiro de concreto deve ser colocado o mais alto na gaiola e ao lado de um brinquedo. Às vezes, durante o dia, e, geralmente, para dormir, eles vão pousar lá, e isso vai te salvar da dificuldade que pode ser cortar as unhas de sua Arara. As Araras podem suportar uma grande variedade de temperaturas, desde muito frio até muito quente. No entanto, eles devem ser mantidos longe de correntes de ar.
A Arara Azul está em Extinção no Brasil

Manutenção da Arara Azul

Sua gaiola deve ser mantida limpo e isso é muito fácil de fazer colocando papel ou jornal no chão da gaiola ou debaixo da grade, apenas trocando conforme necessário. A gaiola deve ser limpa com um desinfetante quando necessário, para assegurar a sua limpeza.
A água e a comida devem ser mantidos frescos e trocados diariamente, além de limpar todos os potes.

Comportamentos Sociais da Arara Azul

A Arara Azul deseja ter contato com sua família humana. Eles formam um vínculo muito forte e desejam tanto carinho quanto tempo para brincadeiras. Na natureza, as Araras ficam em pares ou dentro de pequenos bandos. Como um animal de estimação em sua casa, você e os membros de sua família serão a outra metade do par e o pequeno bando.
Se você gostaria de um companheiro que tem o temperamento e a capacidade intelectual semelhante à de uma criança de 3 anos, então este poderia ser o pássaro ideal para você. Eles não são como as crianças, pois eles têm comportamentos instintivos, comportamentos naturais que foram desenvolvidos para sobreviver na natureza. Mas como uma criança de três anos, a Arara Azul tem uma grande quantidade de tempo. Não se deve investir o dinheiro para comprar uma Arara Azul, a não ser que você definitivamente tenha a intenção de dar livremente o seu tempo para elas.
arara azul grande

Manuseio e Treinamento da Arara Azul

A Arara Azul está ansiosa por atenção e brincadeira, e por causa de sua disposição gentil, ela é mais fácil do que a maioria dos papagaios para manusear e treinar. Elas estão ansiosas para agradar e estar com você. Normalmente, após o dominar os comandos básicos, eles irão gostar de aprender coisas novas e respondem bem ao treinamento. Elas gostam de ser manuseadas e podem ser muito divertidas em suas brincadeiras. Eles frequentemente podem estar atrás de você, ansiosos para brincar e ganhar uma coçada em sua barriga. Puxar coisas e ficar balançando no lustre é uma grande diversão.
Como todos os papagaios, amansar e treinar sua Arara Azul irá levar tempo, confiança e paciência. Araras são muito inteligentes, o que torna mais fácil para amansar. Eles também são muito hábeis e rápidas em aprender os treinos. Elas se destacam melhor em aprender truques e pequenas tarefas. Eles não são tão inclinados a falar e imitar, como alguns dos outros parentes dela, nomeadamente os papagaios, mas elas podem aprender algumas palavras ou frases. A Arara Azul poderá desenvolver um vocabulário com cerca de 15 ou mais palavras e expressões.
arara azul fotos

Atividades da Arara Azul

Arara Azul gosta de brincar e vai exigir uma boa variedade de brinquedos. Devido ao seu tamanho, seu bico e grande disposição, serão necessários muitos brinquedos. Eles mastigam madeira em pedaços muito pequenos e os grandes brinquedos de madeira para Araras irão durar, talvez, um ou dois dias. Possivelmente seria melhor comprar, de vez em quando, madeira comum, sem tratamentos químicos, e colori-los.
Grandes brinquedos de Arara, que são feitos de acrílico, irão durar um pouco por algum tempo, mas certamente não devem chegar a um mês. Você pode comprar ou montar brinquedos feitos de aço inoxidável. Castanhas amarrados com arruelas e parafuso irão fazer barulho e podem ser usados como brinquedo. Xícaras ou colheres de metal são uma boa opção e você pode colocar castanhos dentro da xícara, deixando apenas um furo para que ela possa pegar. Peças de aço inoxidável podem ser usado.
Arara Azul grande prefere ficar perto de seu companheiro humano e, embora o normal seja ficar no poleiro, eles preferem segui-lo ao redor da casa. Se você estiver em outra sala eles vão frequentemente fazer contato com chamados, para garantir que você ainda esteja lá. Isto requer uma resposta sua, para garantir para a ave que você vai estar de volta em breve. O seu chamado costuma ser muito alto e estridente, por isso é melhor que você responda rapidamente.
arara azul em extinção no Brasil

Diferenças Entre Machos e Fêmeas de Arara Azul

Não há diferenças visíveis. Não há ao certo como distinguir entre o macho e a fêmea de Arara Azul. Para saber se você tem um macho ou uma fêmea, você deverá fazer o teste de DNA.

Criando e Reproduzindo a Arara Azul

Araras azuis são muito ligados ao seu companheiro e dividem as responsabilidades com a confecção do ninho e criação dos filhotes. Elas são aves muito carinhosas com seu companheiro. Já foram vistos colocando sua asa em torno de seu companheiro, como se fosse um abraço e, em algumas vezes, em longas sessões de beijo. A Arara Azul vai fazer seu ninho em buracos nas árvores que já existem, e apenas irão fazer que o buraco fique maior.
Dois ovos normalmente serão colocados e chocados em cerca de 26 a 28 dias. Eles geralmente colocam dois ovos, porém, normalmente só irão alimentar um bebê. O primeiro filhote a nascer cresce tão rapidamente, que acaba impedindo que o filhote mais novo se alimente, uma vez que não é forte o suficiente para competir e alertar os pais sobre a falta de alimentação.
Uma caixa de ninho grande e alta será necessária. A caixa feita apenas de madeira não deve ser utilizada para Arara Azul, pois ela poderá comer o local durante a noite. Mesmo se estiver chocando os ovos, a fêmea é tão curioso em relação a eventos fora do ninho, que vai sair com freqüência para ver o que está acontecendo.
fotos da arara azul no Brasil

Potenciais Problemas ao Criar a Arara Azul

Araras azuis, quando bem tratadas, são bastante resistentes e raramente ficam doentes. No entanto, eles podem contrair algumas doenças, e há também algumas coisas no ambiente que podem causar doenças. Problemas de comportamento também podem ocorrer. Embora muitas vezes é difícil determinar a doença, alguns sinais visíveis de doença para ter em conta são:
Penas eriçadas, desatenção, asas caídas, corpo mole ou caído, mudanças extremas de humor, falta de apetite, protuberâncias nas franjas, olhos parcialmente fechados ou lacrimejantes, inchaço das pálpebras, dificuldade e barulho ao respirar, saliva excessiva e qualquer alteração nas fezes que aparentemente não sejam relacionadas com a alimentação
casal Arara Azul
Algumas das doenças mais comuns da Arara Azul são:
  • Doença de Dilatação do Proventrículo;
  • A psitacose (clamidíase ou febre do papagaio);
  • Bactérias, vírus, ou infecções fúngicas;
  • Arrancar Penas – resultados de tédio, má alimentação, frustração sexual e falta de banhos;
  • Alergias;
  • Mastigar penas de vôo e da cauda (filhotes);
  • Malformações do Bico em Filhotes;
  • Papilomas;
  • Doença renal;
  • Toxicidade – intoxicação por alimentos/materiais;
  • Os lipomas em aves mais velhas;
Se você notar qualquer destas doenças de aves em sua Arara Azul, coloque-a imediatamente em um ambiente acolhedor e seguro e deixe a temperatura média em torno de 30°C. Coloque comida e água perto do poleiro, onde seja facilmente acessível. Uma Arara Azul doente deve ser levado a um veterinário de aves para diagnóstico e tratamento.
Problemas de comportamento em uma Arara Azul de estimação geralmente resultam de algo que está faltando no ambiente do pássaro. Alguns dos mais comuns são a falta de confiança, têdio, ou a falta de interação com as pessoas ou outras aves. A falta destas coisas pode levar a problemas, resultando em um comportamento indesejável. Tente desenvolver um vínculo de confiança e passe um bom tempo com seu pássaro para ajudar a evitar esses problemas.

Nenhum comentário: