Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Comunicadores debatem o papel transformador da mídia

Especialista em comunicação e ex-diretora de programação da CBS/Fox Video, a norte-americana Judy Rogers estará presente em dois eventos em que comunicadores, profissionais de mídia e publicitários poderão aprofundar o diálogo sobre “confiança na comunicação” e “comunicação construtiva”.
Por Redação da Envolverde*
O primeiro evento, “Criando Confiança na Comunicação – Experiências de comunicação transformadora”, será no dia 8 de setembro, em São Paulo, do qual participarão também a publicitária Cristina Carvalho Pinto e o jornalista Heródoto Barbeiro. O segundo evento será em formato de imersão com o tema“Comunicação Construtiva – Novas narrativas em tempos difíceis”, em um hotel na cidade de Igarapé, Minas Gerais, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, com a participação de Leila Ferreira, João Paulo Cunha, Ângela Maria Carrato Diniz, Roberto Baraldi entre outros.
O objetivo principal dos eventos é promover um diálogo inspirador e transformador entre profissionais de mídia, propiciar aos participantes o compartilhamento de histórias e experiências, expandir a consciência das escolhas que os profissionais da mídia fazem e refletir sobre os impactos que as mensagens têm causado sobre as comunidades.
O que é o IVE – No Brasil, o Images&Voicesof Hope (IVOH) é conhecido como IVE – Imagens e Vozes de Esperança. É um movimento internacional que inspira profissionais de mídia a ter uma visão mais apreciativa e equilibrada dos acontecimentos do mundo. Busca fortalecer o papel da mídia como agente de benefício do mundo ao expandir a consciência das escolhas que os profissionais da mídia fazem e elevar a confiança pública.
O IVOH foi fundado em Nova York, em 1999, como uma iniciativa da Brahma Kumaris World Spiritual Organization, do Center for Advances in AppreciativeInquiry e da Visionsof a Better World Foundation. O IVE é promovido globalmente pelo Images&Voicesof Hope e no Brasil pela Organização Brahma Kumaris.
A atuação é voluntária, inspirada na investigação apreciativa e orientada para a criação da transformação positiva e significativa no mundo por meio da comunicação. 
Serviço
DIÁLOGO IVE – São Paulo, SP
Quando: 8 de setembro de 2016
Horário: 9h30 – 13h00
Local: Auditório da ESPM“ProfºAylza Munhoz” – Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo, SP
Para mais informaçõescontato@ive.org.br
@iveBrasil   #penseIVE

Palestrantes convidados 
Judy Rogers: Judy Rodgers é a diretora fundadora do IVOH – ImagesandVoicesof Hoje. Durante mais de 20 anos, trabalhou em diversos veículos de comunicação norte-americanos. Desde 1997 é consultora independente, enfatizando o poder do diálogo para apoiar a inovação social e individual, a mudança em toda a comunidade e todo o sistema. Seu foco principal hoje é o constante estudo sobre a dimensão interior da vida e a maneira como a nossa consciência afeta a nossa visão e nossas ações no mundo.
Christina Carvalho Pinto: Christina Carvalho Pinto é uma das maiores lideranças na criação de novas visões para marcas e para o universo da mídia, aliando o poder das ideias ao poder da consciência. Empresária, estrategista, comunicadora e, acima de tudo, revolucionária.
Primeira mulher na América Latina a presidir um mega grupo multinacional, o Grupo Young &Rubicam, que liderou como sócia durante sete anos. Presidente e sócia do Grupo Full Jazz de Comunicação. Líder da plataforma multimídia Mercado Ético, sobre sustentabilidade. 
Heródoto Barbeiro: historiador, advogado e renomado jornalista. Ex-professor da USP, Heródoto é hoje mais conhecido por suas abordagens sempre inteligentes diante das notícias. Um dos criadores da Rádio CBN, ele trabalhou em  grandes grupos brasileiros de comunicação: as redes Globo, Record e Gazeta e a TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta. Uma curiosidade: foi nomeado “monge budista leigo”.

ENCONTRO IVE BRASIL – Igarapé, Minas Gerais
Quando: 9, 10 e 11 de setembro de 2016
Onde:  Hotel Fazenda Igarapés, Minas Gerais (a 60 km de BH, próximo a Inhotim)
Para mais informações:
@iveBrasil   #ive2016

Palestrantes convidados
Judy Rogers: Judy Rodgers é a diretora fundadora do IVOH – ImagesandVoicesof Hoje. Durante mais de 20 anos, trabalhou em diversos veículos de comunicação norte-americanos. Desde 1997 é consultora independente, enfatizando o poder do diálogo para apoiar a inovação social e individual, a mudança em toda a comunidade e todo o sistema. Seu foco principal hoje é o constante estudo sobre a dimensão interior da vida e a maneira como a nossa consciência afeta a nossa visão e nossas ações no mundo. 
Leila Ferreira: formada em Letras e Jornalismo, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Foi repórter da Rede Globo Minas e durante dez anos apresentou o programa Leila Entrevista, na Rede Minas e TV Alterosa, por onde passaram 1,6 mil entrevistados. É autora best-seller dos livros Viver não dói, A arte de ser leve e Mulheres: por que será que elas…?, publicados pelo selo Principium da editora Globo Livros. 
João Paulo Cunha: jornalista que representa uma forte tradição humanística no jornalismo mineiro. Formado em filosofia, psicologia e jornalismo, é um dos profissionais mais respeitados, articulador de amplo diálogo com a universidade, trazendo para o jornalismo espaços de reflexão e promovendo leituras críticas e aprofundadas sobre a cultura. No jornal Estado de Minas, era editor-chefe do “Caderno de Cultura”, do “Caderno de TV”, do “Divirta-se” e do suplemento “Pensar”, que circula aos sábados. Sua coluna, “Olhar”, era leitura obrigatória para intelectuais, artistas e todos os leitores que cultivam o texto crítico, o olhar aprofundado sobre os mais variados temas do pensamento brasileiro. 
Ângela Maria Carrato Diniz: jornalista, mestre e doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui também formação em Psicanálise.Foi professora da Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC-MG) de 1983 a 1986. Implantou e dirigiu a sucursal do Diário do Comércio em Brasília. Desde 1989 é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Dirigiu a Fundação TV Minas, Cultural e Educativa (Rede Minas de Televisão), tendo acumulado no período (2003-2005), sua direção de Programação. Coordenou a Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2006-2010). Ficou em segundo lugar no Prêmio Internacional América do Sul (2005), promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Fundação Alexandre de Gusmão, sobre o Tema Integração da América do Sul. No momento dedica-se ao projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Estação Liberdade e ao blog de mesmo nome. 
Christina Carvalho Pinto: uma das maiores lideranças na criação de novas visões para marcas e para o universo da mídia, aliando o poder das ideias ao poder da consciência. Empresária, estrategista, comunicadora e, acima de tudo, revolucionária.
Primeira mulher na América Latina a presidir um mega grupo multinacional, o Grupo Young &Rubicam, que liderou como sócia durante sete anos. Presidente e sócia do Grupo Full Jazz de Comunicação. Líder da plataforma multimídia Mercado Ético, sobre sustentabilidade. 
Roberto Baraldi: jornalista desde 1980. Foi repórter e editor dos jornais Diário do Grande ABC, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil e Gazeta Mercantil Latino-Americana. Foi editor-associado da Editora BrazilNow, especializada em publicações sobre o Brasil para o exterior. Foi assessor de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e atualmente coordena a Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdos da Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina. É diretor do Capítulo Minas Gerais da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
 (Participação virtual)
André Trigueiro: repórter na Rede Globo, professor e escritor. Autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (2012) e “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (2005), “Espiritismo e Ecologia” (2009), “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo” (2015) e coordenador editorial e um dos autores do livro \“Meio Ambiente no século XXI” (2003). É editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções” , exibido na Globo News desde outubro/2006. É comentarista da Rádio CBN desde 2003, onde apresenta aos sábados e domingos o quadro “Mundo Sustentável”.(#Envolverde)
* Com informações do IVE.

Nenhum comentário: