Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

" PARA ONDE FORAM AS ANDORINHAS ? "

Olá, James.

Há poucas semanas lançamos um alerta global sobre a ameaça das mudanças climáticas sobre a Amazônia e os povos da floresta, com ênfase para o aumento dos incêndios florestais. Nosso recado foi dado com o lançamento do curta-metragem "Para onde foram as andorinhas?", divulgado na Internet de maneira aberta, inclusive com legendas em inglês. Se não viu ainda o filme, assista agoraclicando aqui.

O ISA trabalha ao lado dos índios do Xingu para responder ao desafio das mudanças climáticas e à destruição causada pelo fogo descontrolado. Atuamos em mais de 20 aldeias para formar brigadas indígenas anti-incêndio e disseminar técnicas para permitir a queima controlada da roça, atividade milenar da cultura indígena.

Também monitoramos os focos de calor no Parque do Xingu, como no mapa abaixo (clique para ver completo), da situação do dia 12 de setembro. Divulgamos boletins diários para subsidiar ações de combate ao fogo.
Nosso trabalho ainda abrange a formação de pesquisadores indígenas. Com eles, realizamos pesquisas para avaliar como a floresta reage ao fogo e como ele tem impactado os recursos naturais fundamentais para a cultura e alimentação dos índios.

As mudanças climáticas não ameaçam apenas os povos indígenas e as florestas, mas também nosso futuro nas grandes cidades. A luta dos xinguanos para manter a floresta em pé é a luta pelo futuro do planeta. Precisamos do seu apoio para seguir ao lado dos índios do Xingu contra o fogo descontrolado.

Junte-se a nós do ISA para somar esforços e fazer parte da mudança:
Quero me juntar ao ISA!
Muito obrigado, contamos com você!

Abraços,

André Villas-Bôas
Secretário Executivo
Instituto Socioambiental - ISA

Nenhum comentário: