Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Área de cerrado endêmico no Vale do Paraíba será transformada em Parque

por Júlio Ottoboni, especial para a Envolverde –
A criação de um parque público do cerrado em São José dos Campos ocorrerá possivelmente ainda em 2017, preservando uma formação vegetal única
Uma área na zona sul dde São José dos Campos (SP), que ainda detém o bioma de um cerrado endêmico, surgido dentro de uma área de predominância de Mata Atlântica, abrigará tanto um novo espaço com um centro de estudos. Para os pesquisadores isso é mistério a ser desvendado, pois é totalmente atípica essa ocorrência.
Essa mancha de cerrado, que só ocorre na zona sul para uma estreita faixa na zona leste do município, pegava também onde se encontra o aeroporto local, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a empresa Avibras, além de alguns pontos do início da Rodovia dos Tamoios.  Atualmente a vegetação típica de cerrado só se encontra as margens da pista de pouso e decolagem e em poucos terrenos nas proximidades.
Os cientistas do Inpe chegaram a pesquisar a formação que surge em meio a Mata Atlântica para saber se é alguma característica peculiar do solo ou de um microclima formado na região há milhares de anos. A possibilidade é que as savanas, conhecidas no Brasil como cerrado, já existam na região há 20 milhões de anos e a Mata Atlântica a cerca de dois mil anos.

Nenhum comentário: