Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

As mudanças climáticas reduzirão a produtividade das principais culturas, como trigo, arroz e milho



Plantação de milho
Foto: Elza Fiuza, ABr/EBC


As mudanças climáticas terão um efeito negativo sobre as principais culturas, como o trigo, o arroz e o milho, de acordo com um importante relatório científico divulgado na terça-feira que analisou 70 estudos prévios sobre aquecimento global e agricultura
Os especialistas analisaram pesquisas anteriores, que utilizaram uma variedade de métodos, simulando como as culturas reagirão às mudanças de temperatura na escala global e local, bem como modelos estatísticos baseados em tempo histórico e dados de rendimento, para experiências de aquecimento de campo artificial.
Todos esses métodos “sugerem que as temperaturas crescentes provavelmente terão um efeito negativo sobre os rendimentos globais de trigo, arroz e milho”, afirmou o relatório no Proceedings of the National Academy of Sciences , publicação norte-americana revisada por pares.
“Cada aumento de um grau Celsius na temperatura média global estima-se uma redução da produtividade global média de trigo em seis por cento”, diz o relatório. Os rendimentos de arroz seriam reduzidos em 3,2 por cento e o milho em 7,4 por cento para cada grau de aquecimento Celsius (quase dois graus Fahrenheit).
As estimativas dos rendimentos da soja não sofreram alterações significativas.
Essas quatro culturas são fundamentais para a sobrevivência da humanidade, fornecendo dois terços da nossa ingestão calórica.
O aumento da temperatura, provavelmente, faria com que os rendimentos aumentassem em alguns locais, diz o relatório.
Mas, em sua maior parte, a tendência geral, em todo o planeta, é descendente, sinalizando que são necessárias medidas para se adaptar ao clima de aquecimento e alimentar uma população mundial em constante expansão.
Referência:
Temperature increase reduces global yields of major crops in four independent estimates, Chuang Zhao, PNAS, DOI: 10.1073/pnas.1701762114 , http://www.pnas.org/content/early/2017/08/10/1701762114
Publicação:
Proceedings of the National Academy of Sciences
Fonte: Science X / Phys.org

*Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/08/2017

Nenhum comentário: