Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Edital: Processo de seleção de um novo Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)


Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Prezado(a) Henrique Cortez,
SECRETARIA EXECUTIVA DIRETORIA DE GESTÃO DAS UNIDADES DE PESQUISA E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EDITAL Comitê de Especialistas procura candidatos à Direção do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) comunica a abertura de processo de seleção de um novo Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo Senhor Ministro, Gilberto Kassab, conforme a Portaria nº 3.323, de 29 de junho de 2017, nos termos estabelecidos na Portaria nº 1.037, de 10 de dezembro de 2009 e Art. 8º do Regimento Interno do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), aprovado pela Portaria nº 932, de 22 de fevereiro de 2017.
Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTIC para os cargos de Direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso. A seleção, que dará origem a uma lista tríplice encaminhada ao Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é sempre realizada por comitê de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.
O Comitê para o INMA é composto pelos Drs. Jorge Almeida Guimarães, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que presidirá, João Antonio Pegas Henriques, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), João Lúcio Azevedo, da Universidade de São Paulo (USP), Ruy de Araújo Caldas, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Vanderlan da Silva Bolzani, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Poderão se candidatar para o cargo quaisquer cidadãos, brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do INMA, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos seguintes requisitos básicos: – competência profissional reconhecida para o exercício do cargo; – visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; – experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do INMA, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação da instituição; – visão de futuro para o INMA e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País e na participação da instituição no cenário nacional e internacional; – capacidade para tratar de questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com o INMA; – capacidade de interagir com o setor produtivo para a contratação de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação; – experiência em cooperação nacional e internacional; – comprometimento com a elaboração do Plano Diretor do INMA e capacidade para sua atualização sempre que necessário, em acordo com o MCTIC.
O processo de seleção é composto por análise dos currículos, documentos e proposta dos candidatos, exposição oral pública das propostas e entrevista individual perante o Comitê de Busca. Para candidatura ao cargo, deverão ser enviados até 25 de agosto de 2017, ao Presidente do Comitê de Busca, no endereço abaixo enunciado, os seguintes documentos, em papel e via eletrônica: a) carta solicitando inscrição da candidatura; b) Currículo Lattes atualizado; e c) Texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o INMA e seu projeto de gestão, alinhado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022 (documento disponível no link: http://www.mcti.gov.br/documents/10191/0/MCTIC_ENCTI_2016-2022_210x240mm_WEB.pdf/bf6015fb-5eb3-41f8-8db7-a076aea57a67). Dr. JORGE ALMEIDA GUIMARÃES – Presidente do Comitê de Busca para o INMA EMBRAPII – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL Endereço: SETOR BANCÁRIO NORTE, QUADRA 01 – BLOCO I, ED. ARMANDO MONTEIRO NETO, 14º ANDAR CEP. 70.040-010 – BRASÍLIA/DF E-mail: presidencia@embrapii.org.br Recebidos os currículos, será feita a análise dos documentos e enquadramento dos candidatos aos pré-requisitos. A lista com as inscrições homologadas será publicada no sítio do MCTIC na internet (www.mctic.gov.br), e também enviadas aos candidatos, assim como as datas e local para a apresentação pública e entrevistas. Maiores informações poderão ser solicitadas à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, por meio do endereço eletrônico dpo@mctic.gov.br, ou pelo telefone (61) 2033-8114. LUIZ HENRIQUE BORDA DA SILVA Diretor Substituto Publicado no Diário Oficial da União – Seção 3 – Nº 139, sexta-feira, 21 de julho de 2017
Saudações cordiais,
Coordenação do MoveINMA
move.inma@gmail.com

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/08/2017

Nenhum comentário: