Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de agosto de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Biodiversidade, Cerrado, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs, Política Socioambiental
Ano 17
11/08/2017

Direto do ISA

Artigo de Juliana de Paula Batista, advogada do ISA, revela inconsistências do parecer da AGU que limita demarcação de Terras Indígenas - Blog do PPDS/ISA, 11/8.
Em um texto especial, a bióloga e assessora do ISA Nurit Bensusan conta um pouco sobre a Rede de Sementes do Xingu e o encontro que marcou seus 10 anos de existência - Blog do XIngu e do PPDS/ISA, 11/8.
Passou a semana focado na Mobilização Nacional Indígena? Confira aqui o que mais rolou nas Terras Indígenas, Unidades de Conservação e Quilombos entre 5 e 11 de agosto - Blog do Monitoramento/ISA, 11/8.

Povos Indígenas

Em Brasília, as mobilizações do Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, foram encerradas com uma grande reza Guarani e Kaiowá em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os indígenas estão preocupados com o risco da corte adotar a tese do marco temporal em julgamentos sobre demarcação de terras indígenas no dia 16 de agosto. “Esse marco temporal é um assassino para nós, povos indígenas. Por isso que estamos aqui, para pedir para os ministros para não aprovar isso”, afirma Leila Rocha Guarani Nhandeva, em vídeo - Mobilização Nacional Indígena, 10/8.
"Num país como este, o vivencial de enredos e histórias que dizem quem somos, e aquele somos que não conhecemos, propõe a todo instante argumentos e roteiros que esperam apenas a prontidão de quem possa filmar ou fotografar. Uma história é relativa a uma tragédia shakespeariana nas selvas de Rondônia, nos anos 1970, quando o governo militar estimulou as migrações do Paraná e do Espírito Santo para colonização daquele Estado. Terras indígenas foram incorporadas ao plano de colonização, como a dos paíter e a dos uru-eu-wau- wau. Um dos jovens paíter, Oréia, de uns 16 anos, aprendeu a falar português e foi recrutado pela Funai como intérprete. Ele e uma jovem de sua idade, filha de colonos capixabas, apaixonaram-se. A resistência dos pais da moça foi imensa. Nos sertões do Brasil era e ainda é crença que índio não é gente", artigo de José de Souza Martins - Valor Econômico, 11/8, EU & Fim de Semana, p. 3

Anteontem foi Dia Mundial dos Povos Indígenas, mas a situação dos índios no país não é motivo de comemoração. "A violência contra o povo indígena é histórica e contínua. Hoje, talvez seja ainda pior do que na época da ditadura", diz o antropólogo Milton Guran, que participa de debate sobre o assunto, organizado pelo Projeto#Colabora, amanhã, às 17h, na Travessa do Leblon. A psicanalista Maria Rita Kehl, que fez parte da Comissão Nacional da Verdade e coordenou o grupo sobre índios, também estará na conversa - O Globo, 11/8, Segundo Caderno, p.2.

Política Socioambiental

A bancada ruralista "já levou" muitas desde a posse de Temer. No início do mandato, a Casa Civil suspendeu 13 processos de demarcações de terras indígenas que estavam prontos, apenas aguardando homologação presidencial. O Ministério da Justiça, que posteriormente seria comandado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-RS), da bancada ruralista, também sustou outros seis processos de demarcação. Temer endossou meses depois um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que proíbe reconhecer como área indígena qualquer reserva que tenha se formado depois da Constituição de 1988. A pauta da bancada ruralista está em alta e há muitos projetos e medidas "na boca do forno" para serem aprovados, como quer o setor. Um caso iminente é o polêmico marco regulatório do licenciamento ambiental, a próxima batalha - Valor Econômico, 11/8, EU & Fim de Semana, p.10-15.
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: