Powered By Blogger

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Descoberta sobre relógio biológico ganha Prêmio Nobel de Medicina

Não poderia ser diferente, todos os seres humanos do mundo moderno, de uma forma ou de outra, querem retardar o seu relógio biológico, ou seja, querem viver mais e viver com saúde. O autor Omar Kayran escreveu: “A roda gira descuidosa dos cálculos dos sábios. Há miríades de séculos as auroras e os crepúsculos se sucedem”. Este importante autor quis dizer, em uma linguagem filosófica, que possuímos um relógio biológico que determinará a nossa existência e permanência.

Os americanos Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young receberam o prêmio mais cobiçado pela Medicina, o Nobel, por suas descobertas sobre mecanismos moleculares que controlam os ritmos circadianos, ou seja, uma espécie de relógio biológico interno que regula o metabolismo dos seres vivos. A descoberta explica como as plantas, os animais e os humanos se adaptam à rotação da terra. O que significa que as atividades biológicas não se processam de maneira contínua, nem com intensidade uniforme.

Fases de repouso e de ação se sucedem e quando esta alternância se verifica com certa regularidade, reconhecemos a existência de ritmos, períodos ou ciclos que são objetos de estudo da cronobiologia. A análise da periodicidade ecológica mostra a complexidade das interações do ambiente físico com os mecanismos endógenos. A incidência, a prevalência e o sucesso terapêutico de muitas doenças dependem de certos ritmos biológicos, por exemplo.

Nos padrões da medicina atual, os relógios biológicos podem determinar o tempo de vida de um indivíduo. Além disso, as ações do planeta são determinantes para a longevidade, padrão de vida e auto-cura. A partir das pesquisas dos três americanos, abre-se um novo caminho para entender fenômenos relacionados à saúde, bem como a influência da rotação da Terra sobre os seres vivos. É mais um alerta para a importância do cuidado com o nosso Planeta.

Rodrigo Berté é diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências. Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.
Vera Lúcia Pereira dos Santos é coordenadora geral dos cursos de pós- graduação EAD da Área da Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter.



​​
 Lorena Oliva Ramos

​​
  lorena@pg1com.com

Nenhum comentário: