Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

“3º Encontro Xingu+, diversidade socioambiental no coração do Brasil”

James,
Entre os dias 18 e 20 de outubro aconteceu em Brasília o “3º Encontro Xingu+, diversidade socioambiental no coração do Brasil”. O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu indígenas, ribeirinhos e extrativistas e  promoveu importantes discussões sobre a economia da floresta, a proteção e gestão do território Xinguano.
O Xingu+ também é o espaço de promoção de alianças e fortalecimento de parcerias entre os diversos povos que sofrem diariamente com as ameaças do território e que lutam juntos pela vida do Xingu. “A nossa união se fortaleceu quando nosso rio ficou ameaçado” lembrou Kanato Yawalapiti, fazendo referência à usina de Belo Monte.


No evento também foi lançada a Plataforma Colaborativa Xingu, um espaço virtual que funciona como ferramenta de monitoramento de ameaças e conflitos e que contribuirá com a fiscalização do território. O Corredor de Diversidade Socioambiental do Xingu abriga uma das maiores diversidades socioambientais do mundo e enfrenta ameaças que colocam em risco a integridade do território e os modos de vida de seus povos. A plataforma, realizada em parceria com diversas instituições, também deve mostrar ao mundo a riqueza do território xinguano.

O Xingu e os povos da floresta precisam de você! Junte-se a nós e fortaleça projetos assim!
Socioambiental se escreve junto!


Rodrigo Junqueira
Coordenador do Programa Xingu
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para
relacionamento@socioambiental.org

Nenhum comentário: