Powered By Blogger

terça-feira, 7 de novembro de 2017

As mudanças climáticas podem ser mais mortíferas nos assentamentos africanos pobres

Johns Hopkins University*
As condições nos assentamentos urbanos superpovoados na África tornam os efeitos da mudança climática piores, elevando as temperaturas a alturas perigosas para crianças e idosos nessas áreas. É o que sugere um novo estudo [Temperature and heat in informal settlements in Nairobi] liderado por um cientista da Universidade Johns Hopkins.

Kibera, Nairobi
Kibera, Nairobi. Foto: Wikipédia

O estudo sugere que a mudança climática atingirá as pessoas que vivem nesses assentamentos porque suas condições de vida muitas vezes criam um “microclima” mais quente, devido a materiais de construção de casa, falta de ventilação, espaço verde escasso e acesso fraco à energia elétrica e outros serviços.
O estudo acabou de ser publicado no jornal online PLOS ONE, focado em três assentamentos em Nairobi, no Quênia. O maior deles é Kibera, um bairro de ruas estreitas e casas com paredes de barro e telhados de ferro e assoalhos de concreto, que abriga até um milhão de pessoas. É o maior desses bairros da África, muitas vezes chamado de “assentamentos informais”.
Conduzido por sete instituições, incluindo três organizações da Cruz Vermelha, o estudo mostra a necessidade de alertas e assistência de calor mais direcionados. As temperaturas elevadas em Kibera e em outros dois bairros próximos são mostrados no estudo como 5 e quase 10 graus Fahrenheit maiores do que aqueles relatados na estação meteorológica oficial de Nairobi a menos de um quilômetro de distância.
Pesquisas anteriores, de outros cientistas citados no estudo, descobriram que as mortes para crianças até aos 4 anos e as pessoas com mais de 50 anos aumentaram em um por cento para um aumento de quase dois graus acima de 68 graus Fahrenheit.
O calor extremo pode ser uma causa de insolação, que pode danificar o cérebro e outros órgãos. O calor também pode aumentar a probabilidade de morte por uma condição cardíaca, acidente vascular cerebral ou dificuldade em respirar.
Aproximadamente um terço dos 3,1 milhões de pessoas que moram em Nairobi, a maior cidade e capital do país da África Oriental, fazem suas casas em assentamentos como Kibera, Mukuru e Mathare, as áreas estudadas para este relatório.
Em Mathare, as casas são comumente construídas com paredes de ferro e telhados. Casas em Mukuru são uma mistura de alguns prédios e casas construídas com folhas de ferro. Existem poucas ruas pavimentadas, árvores ou vegetação em qualquer uma dessas áreas.
A equipe de pesquisa de 11 membros – incluindo dois estudantes de Johns Hopkins e dois membros da faculdade – examinou a informação sobre a temperatura que reuniram durante 80 dias a partir de 2 de dezembro de 2015 até 20 de fevereiro de 2016. Esse período acabou por ser o verão mais quente de Nairobi desde a Década de 1970.
Os membros da equipe instalaram 50 termômetros em árvores e postes de madeira nos três assentamentos, a maioria deles em tons parciais ou completos. Eles também colocaram um sensor na Universidade de Nairobi, uma área a cerca de sete quilômetros a nordeste de Kibera, que tem mais árvores e espaço verde.
No final dos 80 dias, os pesquisadores compararam as informações coletadas nos bairros com as temperaturas registradas na sede do Departamento de Meteorologia do Quênia, localizadas em um campus arborizado gramado a menos de um quilômetro de Kibera.
Os resultados foram impressionantes. A alta temperatura diurna média registrada pelo site do governo durante o período foi um pouco mais de 25 graus Celsius, ou 78 graus Fahrenheit. A média era um pouco mais de 82 em Kibera, 85 em Mathare e 87 em Mukuru.
A informação mostrou que grama e árvores ajudam a reduzir a temperatura e sugerem que, à medida que a Terra aquece, o peso das mudanças climáticas não cairá igualmente de uma parte do planeta para outra. O impacto da exposição ao calor é entendido como uma função tanto do aumento da temperatura como do aumento da população, que devem crescer mais rapidamente em África do que na Europa. Como resultado, espera-se que o ônus das mudanças climáticas seja 100 vezes maior em África.
Outras instituições que participaram do estudo incluem o Centro de Previsão e Previsão do Clima, parte da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, com sede em Nairobi; o Departamento de Meteorologia da Universidade de Nairobi, o Instituto Politécnico de Virginia ea Universidade Estadual, a Cruz Vermelha Americana, a Cruz Vermelha do Quênia e o Centro do Clima da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho nos Países Baixos. A pesquisa foi financiada pela Cruz Vermelha, a National Science Foundation e os National Institutes of Health.
Referência:
Scott AA, Misiani H, Okoth J, Jordan A, Gohlke J, Ouma G, et al. (2017) Temperature and heat in informal settlements in Nairobi. PLoS ONE12(11): e0187300. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0187300

* Traduzido e editado por Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/11/2017

Nenhum comentário: