Powered By Blogger

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Emissões globais de dióxido de carbono (CO2) aumentaram novamente após um hiato de três anos

University of Exeter*
As emissões globais de dióxido de carbono da queima de combustíveis fósseis aumentaram novamente após um hiato de três anos, de acordo com novas figuras do Global Carbon Project (GCP).

Figura: Tendências nas emissões de CO2 e nas concentrações atmosféricas de CO2.
Figura: Tendências nas emissões de CO2 e nas concentrações atmosféricas de CO2, in Nature Climate Change.

A projeção alarmante para 2017 é revelada em um novo relatório do GCP – co-autor de muitos dos principais cientistas climáticos do mundo, incluindo os Professores Pierre Friedlingstein, Stephen Sitch, Richard Betts e Andrew Watson da Universidade de Exeter – publicados hoje.
O relatório revela que as emissões globais de todas as atividades humanas chegarão a 41 bilhões de toneladas em 2017, após um aumento de 2% previsto na queima de combustíveis fósseis.
Os números apontam para a China como a principal causa do crescimento renovado das emissões fósseis – com um crescimento projetado de 3,5%. Espera-se que as emissões de CO2 diminuam 0,4% nos EUA e 0,2% na UE, menores declínios do que na década anterior.
Aumentos no uso de carvão na China e nos EUA são esperados este ano, revertendo suas reduções desde 2013.
Anteriormente, esperava que as emissões em breve atingissem seu pico após três anos estáveis, de modo que a nova projeção para 2017 é uma mensagem indesejada para os decisores políticos e delegados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 23) em Bonn, que acontece nesta semana.
O relatório de alto perfil é publicado simultaneamente nas revistas Nature Climate Change , Earth System Science Data Discussions e Environmental Research Letters.
Outras principais conclusões do relatório são que as emissões de CO2 diminuíram na presença de atividade econômica crescente em 22 países, representando 20% das emissões globais. A energia renovável também aumentou rapidamente em 14% ao ano nos últimos cinco anos – embora de uma base muito baixa.
O pesquisador principal, Prof. Corinne Le Quéré, diretor do Centro Tyndall para Pesquisa sobre Mudanças Climáticas na UEA, disse: “Com as emissões globais de CO2 de atividades humanas estimadas em 41 bilhões de toneladas para 2017, o tempo está se esgotando em nossa capacidade de manter o aquecimento bem abaixo de 2ºC muito menos 1,5ºC.
“Este ano, vimos como as mudanças climáticas podem amplificar os impactos dos furacões com chuvas mais intensas, níveis mais altos do mar e condições oceânicas mais quentes favorecendo tempestades mais poderosas. Esta é uma janela para o futuro. Precisamos alcançar um pico nas emissões globais em nos próximos anos e reduzir as emissões rapidamente depois para enfrentar as mudanças climáticas e limitar seus impactos “.
Referência:
Towards real-time verification of CO2 emissions
Journal: Nature Climate Change (2017)
DOI: doi:10.1038/s41558-017-0013-9
https://www.nature.com/articles/s41558-017-0013-9

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/11/2017

Nenhum comentário: