Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

OMS recomenda que produtores e a indústria de alimentos parem de dar antibióticos a animais saudáveis

Objetivo é evitar a propagação de resistência antimicrobiana; chefe da agência alertou que “falta de antibióticos eficazes é ameaça tão grave quanto surto súbito e mortal de uma doença”; em alguns países, cerca de 80% do consumo total de antibióticos importantes para a saúde é no setor animal.


Criação de frangos em San Nicolas, na Colômbia. Foto: Banco Mundial/ Charlotte Kesl
Criação de frangos em San Nicolas, na Colômbia. Foto: Banco Mundial/ Charlotte Kesl

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, está recomendando que produtores e a indústria de alimentos parem de usar antibióticos de forma rotineira em animais saudáveis para estimular crescimento e evitar doenças.
O objetivo das novas recomendações da agência da ONU, divulgadas nesta terça-feira, é ajudar a preservar a eficácia dos antibióticos que são importantes para a medicina humana reduzindo seu uso desnecessário em animais.
Humanos e animais
Em alguns países, cerca de 80% do consumo total de antibióticos importantes para a saúde é no setor animal, principalmente para promover o crescimento de animais saudáveis.
Segundo a OMS, o uso excessivo e indevido de antibióticos em animais e humanos está contribuindo para a ameaça crescente da resistência antimicrobiana.
Resistência a antibióticos
A agência alertou que alguns tipos de bactérias que causam infecções graves em humanos já desenvolveram resistência a quase todos os tratamentos disponíveis e há “muito poucas opções promissoras” sendo pesquisadas.
O chefe da OMS, Tedros Ghebreyesus, alertou que a “falta de antibióticos eficazes é uma ameaça tão grave quanto um surto súbito e mortal de uma doença”.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/11/2017

Nenhum comentário: