Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Especialistas militares alertam que falta de água é um fator crescente em conflitos, terrorismo e instabilidade


O relatório não só articula o papel que a água desempenha na diplomacia, violência e conflito, mas também ilumina o quão violentamente organizações extremistas como ISIS, Boko Haram e Al-Qaeda exploram o estresse da água e as condições que ele cria para recrutar seguidores, desafiar governos e até mesmo como uma ferramenta de coerção. Embora as guerras entre países sobre recursos hídricos compartilhados não tenham ocorrido historicamente, o relatório também destaca que à medida que o estresse da água piora, particularmente nas áreas onde as tensões entre os estados já existem, pode ser cada vez mais uma fonte de competição - e até mesmo a violência - entre as nações no futuro.
"Uma preocupação especial é o papel que o estresse da água pode desempenhar no empoderamento de organizações extremistas violentas, cujas conseqüências são freqüentemente globais - um problema que será exacerbado pelo impacto de um clima em mudança ", disse o ex-comandante das forças marítimas do Reino Unido, o contra-almirante Neil Morisetti.
O CCM da CNA recomenda que os elementos de segurança do governo dos EUA considerem o estresse da água global como uma crescente preocupação de segurança nacional, pois será um fator intensivo em instabilidade, conflitos e crises internacionais. Em áreas de interesse estratégico para os EUA e seus aliados, o relatório recomenda expandir esforços diplomáticos, investimento e liderança técnica na mitigação do estresse hídrico, bem como incentivar o envolvimento do setor privado para estimular a inovação e melhorar as práticas de gerenciamento de água.

Sobre o Conselho Consultivo Militar da CNA: www.cna.org/mab
A CNA é uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e análise dedicada ao desenvolvimento de soluções acionáveis para problemas complexos de importância nacional. Com mais de 600 cientistas, analistas e equipe de suporte, a CNA adota uma abordagem realista para reunir dados com seu programa de campo único, que coloca analistas em navios de guerra e bases militares, em esquadrões e salas de aula, trabalhando lado a lado com uma grande variedade de decisores governamentais em todo o mundo. Além dos assuntos relacionados à defesa para a Marinha e Marine Corps dos EUA, o portfólio de pesquisa da CNA inclui policia, segurança interna, mudanças climáticas, recursos hídricos, educação e gestão do tráfego aéreo. www.cna.org

Nota para escritores e editores: CNA não é um acrônimo.
Contato nos EUA: Fiona Gettinger, Associada de Comunicações geterf@cna.org + 1 703-824-2388
No Reino Unido: Peter Chalkley peter.chalkley@eciu.net, ECIU + 44 7989 537287

Nenhum comentário: