Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Energia, Mudanças Climáticas, Populações Tradicionais, Povos Indígenas
Ano 17
01/12/2017


Direto do ISA



Campanha de políticos acirra conflitos na Terra Indígena Morro dos Cavalos (SC)

Comunidade sofre com ataques e violências enquanto aguarda fim do processo de demarcação - Direto do ISA, 31/11/2017

Fique sabendo o que aconteceu entre 24 e 30 de novembro

Nessa semana o Pantanal recebeu certificado de Reserva da Biosfera da Unesco, um caminhão do Exército foi flagrado despejando lixo em parque nacional e um decreto estadual criou política de saúde para populações negras tradicionais no Estado do Maranhão. Confira esses e outros destaques - Blog do Monitoramento/ISA, 1/12.

 


Garimpo



PF desarticula quadrilha de exploração ilegal de ouro

A Polícia Federal desarticulou ontem uma organização criminosa formada por empresários, políticos e agentes públicos responsáveis pela exploração ilegal de ouro no Amapá. Segundo a PF, a quadrilha submetia trabalhadores a condições de trabalho análogas à de escravidão. De acordo com o MPF, o garimpo não fica em área de proteção ambiental. Os empresários utilizaram uma cooperativa de garimpeiros que se instalou na área do distrito de Lourenço, o mais antigo garimpo em atividade do país. Segundo as investigações, a organização criminosa se aproveitava de políticas públicas que fomentavam a inclusão social de trabalhadores para atuar de forma clandestina na extração de ouro. Os danos ambientais são considerados incalculáveis - O Globo, 1/12, Economia, p.19.

 


Povos Indígenas



Alunos e professores indígenas fazem protesto em evento da Ufam em São Gabriel da Cachoeira

A audiência pública que discutiu a implantação de um campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em São Gabriel da Cachoeira foi marcada por protestos. A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) apresentou uma carta de repúdio à forma com que a programação do evento foi organizada.“O motivo primeiro de nosso repúdio deve-se à contradição demonstrada na sua programação, uma vez que exclui por completo a já existente proposta de criação do Campus Universitário discutida há anos, pela própria UFAM, com a participação de professores, estudantes, diretores de escolas, lideranças indígenas, instituições governamentais e não governamentais”, diz trecho da carta de repúdio - A Crítica, 30/11.

 


Mudanças Climáticas



Em quatro anos, secas e inundações afetam 55,7 milhões de brasileiros

Os fenômenos naturais que sempre marcaram diferentes regiões do País, que vive situação de estresse hídrico, nunca expuseram cenários tão extremos como os ocorridos nos últimos anos. Entre 2013 e o ano passado, os desastres naturais afetaram 55,7 milhões de pessoas - mais de 25% da população nacional. Os dados são do relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017, da ANA. O estudo aponta que, de 2013 ao ano passado, 78% dos 1.794 municípios do Nordeste decretaram, ao menos uma vez, situação de emergência ou estado de calamidade pública por causa da seca extrema. Outros 2.641 municípios, 47,5% das cidades do País, decretaram emergência ou calamidade por causa de alagamentos, enxurradas e inundações - OESP, 1/12, Metrópole, p.A14.

Mudança do clima pode dobrar perdas no semiárido do Nordeste

Uma das regiões que mais tem sofrido com a seca no Brasil, o chamado “semiárido radical”, onde estão os focos de desertificação no Nordeste, pode enfrentar um cenário ainda mais dramático de déficit hídrico e perdas econômicas em um futuro de mudanças climáticas. Um trabalho feito pela Fundação Getulio Vargas, que analisou o custo-benefício de medidas de adaptação para a bacia dos Rios Piancó-Piranhas-Açu, entre o sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte, encomendado pela ANA, calculou como esse quadro pode evoluir nos próximos 50 anos, considerando o viés da mudança climática. O trabalho também calculou como o quadro pode mudar em três cenários de mudanças do clima: um moderado; um com eventos extremos – em que há muita seca, mas também há eventos de chuvas fortes, e um realmente árido - OESP, 1/12, Metrópole, p. A14.

Gastos com prevenção são negligenciados

"É a primeira regra. Os custos associados a desastres são de duas naturezas: os preventivos e os emergenciais. Só que a gente negligencia os preventivos e acaba fazendo um estrago com os emergenciais que, além de serem maiores, não conseguem resolver o problema nem evitar que ele ocorra de novo. Feitos na correria, tendem a ser mal gastos. Vamos empurrando com a barriga, à espera do acidente e aí temos perdas irremediáveis, inclusive de vidas. Tem de incorporar medidas de risco no planejamento", diz Carlos Eduardo Young em entrevista - OESP, 1/12, Metrópole, p.A14.

Nova economia ao ritmo latino

"Uma visão de país alicerçada no crescimento verde, em que políticas econômicas e ambientais estão integradas e têm como objetivo conduzir as estratégias nacionais por trajetórias de descarbonização. Se essa ambição ainda parece muito distante do Brasil, não podemos dizer o mesmo dos outros países do continente. Das últimas oito iniciativas de precificação de carbono anunciadas no último ano, seis vêm das Américas. Se o Brasil continuar tímido no que diz respeito a políticas fiscais e econômicas relacionadas à nova economia de baixo carbono corre o risco de ficar sem 'par' na nova dinâmica comercial", artigo de Juliana Lopes - Valor Econômico, 1/12, Opinião, p.A15.

 

Nenhum comentário: