Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de março de 2018


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Amazônia, Bacia do Ribeira, Biodiversidade, Código Florestal, Desmatamento, Energia, Mares, Mineração, Política Socioambiental, Povos Indígenas, Quilombolas, Transposição do São Francisco, Violência no Campo
Ano 18
14/03/2018


Direto do ISA



Não há acordo para votar licenciamento, dizem ambientalistas a Maia

ISA e outras organizações cobram compromisso de discutir amplamente nova legislação. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ouviu nesta terça-feira (13) de ambientalistas que não existe acordo para votar o projeto de lei de licenciamento ambiental e que não há confiança para uma votação em plenário com a pressão da bancada ruralista - Direto do ISA, 13/3.

Pequenas centrais hidrelétricas ameaçam populações tradicionais no Vale do Ribeira

Depois de 28 anos de luta contra hidrelétrica de Tijuco Alto, comunidades alertam para os potenciais impactos sobre agricultura familiar e turismo de pelo menos 13 empreendimentos previstos para a bacia - Direto do ISA, 13/3.

 


Povos Indígenas



Os indígenas que derrotaram o Governo brasileiro na Corte Interamericana

Estado brasileiro terá que pagar 1 milhão de dólares para comunidade Xukuru de Pernambuco por violar o direito à terra. O Cacique Marcos Xukuru mal teve tempo de avisar a todos os membros de sua comunidade sobre a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos de condenar o Brasil por violar a propriedade coletiva de seu povo. "O nosso território é muito grande, com aldeias distantes. Mandei mensagem aos grupos de WhatsApp para famílias e lideranças que compõem a organização política de nosso território. Mas ainda não chegou a todos" - El País, 14/3.

CRA debaterá conflitos em assentamentos em terras indígenas

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, em reunião nesta terça-feira (13), a realização de uma audiência pública para debater a situação dos assentamentos feitos pelo Incra. O foco do debate será os conflitos em assentamentos em terras indígenas, especialmente em áreas como as do estado de Rondônia, na região de Ariquemes, e em áreas da Comunidade Indígena Uru-Eu-Wau-Wau - Agência Senado, 13/3.

Telmário Mota lamenta descaso com ianomamis em Boa Vista

O senador Telmário Mota (PTB-RR) denunciou que não são apenas os venezuelanos que estão passando por dificuldades nas ruas de Boa Vista, capital do estado, afirmando que os ianomâmis que vão até a capital em busca de serviços na área de saúde também estão sofrendo - Agência Senado, 13/3.

 


Amazônia



Amazônia Protege reforça combate ao desmatamento ilegal

O combate ao desmatamento ilegal ganhou um reforço com o projeto Amazônia Protege, lançado em novembro pelo Ministério Público Federal. A iniciativa já resultou em 1088 ações civis públicas que cobram na justiça a reparação ambiental e a responsabilização dos envolvidos. Os pedidos são baseados em laudos periciais elaborados a partir da análise de imagens de satélite do ciclo de monitoramento 2015/2016. São considerados os desmatamentos de áreas iguais ou superiores a 60 hectares na Amazônia - Rádios EBC, 13/3.

Governo mantém recursos para fiscalizar desmatamento, mas corta para áreas protegidas

O governo até conseguiu preservar os recursos para as operações de fiscalização contra o desmatamento da Amazônia. Mas o orçamento para ações de meio ambiente volta a cair em 2018, com cortes nos recursos para unidades de conservação, de acordo com uma análise publicada nesta terça-feira pelas ONGs WWF-Brasil e Associação Contas Abertas - Amazônia.org, 14/3.

Preservação da Amazônia é fundamental para a manutenção do seu ciclo hidrológico. Entrevista especial com Thomas Lovejoy

Quando o biólogo norte-americano Thomas Lovejoy iniciou suas pesquisas na Amazônia brasileira, em 1965, “havia somente 3% de desmatamento e uma população de três milhões, incluindo os indígenas”. Hoje, mais de 50 anos depois, “o desmatamento oficial está em 17%, mas, além disso, a floresta está degradada (próxima ao ponto de inflexão) em mais de 50% somente na Amazônia brasileira”, relata Lovejoy à IHU On-Line - IHU On-Line, 14/3.

Chinesa volta a negociar compra de Santo Antonio

A chinesa SPIC Overseas voltou a conversar com Cemig e Odebrecht sobre uma possível aquisição do controle da hidrelétrica de Santo Antonio, localizada no rio Madeira (RO). Segundo fontes ouvidas pelo Valor, ainda não foi apresentada uma nova oferta - Valor Econômico, 14/3, Empresas, p.B2.

 


Quilombolas



Justiça determina que área quilombola no Amapá seja demarcada pelo Incra

Pedido inclui o pagamento de R$ 1 milhão em indenização para a comunidade Lagoa dos Índios, em Macapá. Processo está pendente há cerca de 14 anos, diz MPF - G1/AP, 13/3.

 


Política Socioambiental



Maia diverge sobre data de votação de marco ambiental

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse a deputados da bancada ruralista que o projeto de lei que busca revisar o marco legal do licenciamento ambiental no Brasil deve ser votado nas próximas semanas em plenário, até no máximo o início de abril. Horas depois, em encontro com ambientalistas e procuradores, Maia afirmou que quer votar, mas foi evasivo quanto a datas - Valor Econômico, 14/3, Política, p.A8.

 


Geral



Extinção pode atingir 50% das espécies de áreas críticas do planeta

Da bacia do Congo ao Himalaia Oriental, passando por Madagascar e pela Amazônia, a situação é igualmente crítica: sem novos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, metade das espécies das regiões com maior biodiversidade do planeta podem ser extintas até 2080. A estimativa é do relatório “Vida selvagem em um mundo cada vez mais quente”, do WWF, que identificou como os eventos climáticos extremos registrados hoje podem, a médio prazo, transformar-se em situações comuns - O Globo, 14/3, Sociedade, p.25.

Ilha remota do Índico sofre contaminação

Madagáscar, a mais de 3.300 km de distância de lá —mas nem esse isolamento foi capaz de impedir que a fauna marinha do arquipélago fosse contaminada por metais pesados, como mercúrio e cádmio. O resultado não é apocalíptico (há níveis de contaminação mais altos em espécies da Antártida, por exemplo), mas trata-se de mais um sinal de como não há canto da Terra em que os dejetos industriais humanos não tenham feito estrago - FSP, 14/3, Ciência, p.B5.

Fato consumado

"Após atrasos no cronograma, estouros no orçamento e suspeitas de corrupção, o investimento bilionário e controverso na transposição do rio São Francisco enfim começa a dar os primeiros retornos. Tratando-se de fato consumado, perdem relevância as objeções técnicas e conceituais à obra. Importa agora administrá-la com zelo, de modo a minorar as carências de uma região onde se prenunciam, em razão das mudanças climáticas, mais calor e secura - FSP, 14/3, Opinião, p. A2.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Segue para a Câmara proposta que organiza o ensino escolar nas aldeias
EXAME Fórum Amazônia abordará oportunidades na região Norte
Gurgacz destaca projetos para proteger o meio ambiente na Amazônia Legal
Inpa fará maior soltura de peixes-bois nos rios da Amazônia
Maior Bacia Hidrográfica do mundo tem apenas dois comitês e um em intervenção
Código Florestal pode ganhar o nome do ex-senador Luiz Henrique
“Agro mata”
Pesquisador sofre atentado
Lideranças em Barcarena (PA) temem perseguições após 2º assassinato em 3 meses
Corregedoria Geral da Polícia Militar apura denúncias de envolvimento de PMs na morte de líder comunitário

Nenhum comentário: