Powered By Blogger

sábado, 5 de maio de 2018

Modo de consumo urbano de alimentos pode ajudar a reduzir as emissões de carbono

Modo de consumo urbano de alimentos pode ajudar a reduzir as emissões de carbono

American Chemical Society*
Muitas cidades e estados dos EUA estão procurando maneiras de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, incluindo programas de limite e comércio, regulamentações de eficiência de edifícios e impulsionando o transporte público e fontes de energia renovável. Agora cientistas relatam na ACS Environmental Science & Technology medidas adicionais que as cidades poderiam tomar para reduzir ainda mais sua pegada de carbono: combatendo as emissões relacionadas ao consumo de alimentos e resíduos.
De acordo com estudos anteriores, alimentar populações urbanas – desde produzir alimentos para transportá-las, refrigerar e cozinhar refeições e, finalmente, descartar as sobras – é responsável por 20 a 30% das emissões globais de gases de efeito estufa. Essa grande contribuição torna o sistema alimentar um alvo primordial, quando pesquisadores e formuladores de políticas estão procurando maneiras de reduzir as pegadas de carbono das cidades. As conversas em torno desta ideia se concentraram principalmente no lado da produção agrícola da equação. Mas Eugene Mohareb e seus colegas queriam ver o que aconteceria se reformulassem a questão do ponto de vista do consumo urbano.
Com base em uma revisão das emissões relacionadas à dieta conduzida por um dos membros da equipe, os pesquisadores reuniram dados de várias fontes para estimar as emissões relacionadas a diferentes componentes do sistema alimentar dos EUA, incluindo métodos de transporte, processamento e disposição de resíduos. Eles então estimaram como as mudanças nas práticas específicas de consumo urbano poderiam reduzir essas emissões.
Curiosamente, eles descobriram que o aumento da agricultura urbana, ocupando metade das terras desocupadas nas cidades, reduziria as emissões relacionadas a alimentos em apenas 1%. Mas a mudança da eletricidade baseada em combustíveis fósseis para fontes de energia livres de carbono reduziria as emissões relacionadas a alimentos em pelo menos 18%; Reduzir pela metade o desperdício de alimentos no varejo e no consumidor diminuiria as emissões em 11%;
Referência:
Cities’ Role in Mitigating United States Food System Greenhouse Gas Emissions
Eugene A. Mohareb, Martin C. Heller, and Peter M. Guthrie
Environmental Science & Technology Article ASAP
DOI: 10.1021/acs.est.7b02600
https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acs.est.7b02600

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/05/2018

Nenhum comentário: